Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
Denúncias e a ação da Polícia Civil e da Polícia Militar impediram que vários furtos ocorressem em Votuporanga no fim de semana e no dia de ontem. A polícia apertou o cerco contra os furtos de residências, recuperou uma motocicleta furtada e deteve cinco pessoas em flagrante.
No sábado, por volta das 23 horas, a PM localizou uma moto que havia sido furtada algumas horas antes e prendeu o possível autor do furto. De acordo com informações registradas no Plantão Policial, a vítima, W.A., de 25 anos, contou que teve seu veículo, uma Honda CG 125 Titan, de cor vermelha, ano 1997, de placa CNK-4761 de Votuporanga, furtado horas antes na rua Iguassu, na Vila Marin.
Após registrar a ocorrência, a vítima retornava para casa quando avistou sua motocicleta na Rua Mário Bigai. W.A. conseguiu interceptar o condutor, A.C.V.M., de 19 anos, que trazia como passageiro um adolescente J.C.O., de 17 anos. A polícia chegou rapidamente ao local, onde o A.C.V.M. confessou ter furtado o veículo utilizando-se de uma chave "mixa". Ele foi conduzido à delegacia e foi autuado em flagrante delito por furto.
Bolsa
Também no sábado, um pedreiro de 30 anos foi preso após apanhar uma bolsa que estava no interior de uma veículo estacionado na rua Sergipe, no bairro São Judas Tadeu. O crime foi evitado graças a intervenção de populares que presenciaram o furto e avistaram o gatuno entrando em uma residência.
De acordo com informações da Polícia Civil, a vítima, C.F.C., de 49 anos, contou que deixou seu automóvel Fiat Pálio estacionado e destrancado, com sua bolsa em um dos bancos, e entrou em um imóvel. Instantes depois, uma testemunha, o aposentado A.Z., de 64 anos viu quando o servente J.B., de 30 anos, apanhou a bolsa e saiu correndo.
O aposentado saiu correndo atrás do ladrão, e o avistou no momento em que entrava em uma casa na rua Antônio Batista Pereira. A Polícia Militar chegou rapidamente ao local, abordou o J.B. e localizou a bolsa pertencente a vítima, jogada pelo autor na residência vizinha. Diante das evidências, o homem também foi preso em flagrante.
Chocolate e lanche
Um furto de pequeno valor também foi impedido na tarde de sábado. Um homem de 44 anos foi preso em flagrante após furtar uma barra de 160 gramas de chocolate de um supermercado, na rua Amazonas, no centro da cidade.
Um dos segurança do estabelecimento viu quando o indiciado, L.H.P., escondeu no bolso de sua bermuda o produto, e saiu do supermercado sem efetuar o pagamento. Ele foi abordado do lado de fora do estabelecimento, onde foi flagrado em poder da barra de chocolate. Os seguranças disseram que L.H.P. já estava sendo monitorado há algum tempo por ter furtado outros produtos anteriormente. A PM esteve no local e deu voz de prisão ao homem por tentativa de furto.
Um carrinho de lanches também foi alvo de uma tentativa de furto na noite de sábado. Um menor de idade se apoderou de uma caixa utilizada para guardar o dinheiro das vendas dos lancheiros e saiu correndo. A vítima saiu correndo atrás do adolescente, e conseguiu alcançá- lo, segurando-o até a chegada da polícia. Na delegacia, o jovem infrator disse que pretendia usar o dinheiro (cerca de R$ 350) para quitar o débito da compra de uma parelho celular que havia adquirido.
DIG
A ação de policiais civis da DIG (Delegacia de Investigações Gerais), levou à apreensão de um menor de idade e recuperou vários objetos que haviam sido furtados de uma residência, na tarde de ontem na rua Felício Marão, na Cohab Cris, em Votuporanga.
De acordo com informações do delegado João Donizeti Rossini, o adolescente R.F.S., de 16 anos, e um outro indivíduo foram surpreeendidos por policiais que estavam de campana pelo bairro. Ao perceberem que seriam abordados, eles abandonaram uma bolsa com os objetos e entraram em uma casa. O outro indivíduo conseguiu fugir pelos fundos, plando muros de residências vizinhas e R.F.S. foi apreendido ele levado até a DIG, onde foi liberado na presença do responsável.
Na bolsa foram encontrados um video-game, uma câmara fotográfica, e vários perfumes. Rossini afirmou a reportagem do Jornal A Cidade que devido ao crescente números de furtos naquela região, os policiais têm realizado campanas, vizando surpreender em flagrante os autores de furtos. O delegado disse também que o procedimento se estende para outros pontos da cidade, com maior incidência de crimes desse tipo.
Leia na íntegra a versão online