O trator e o reboque incendiaram e explodiram; o prejuízo com o veículo é de R$ 350 mil
Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com
Um curto circuito em um trator desencadeou uma desastrosa sequência de destruição na estrada rural que liga a unidade da Apta (Agência Paulista de Tecnologia em Agronegócios) de Votuporanga. O veículo pegou fogo, explodiu e iniciou um incêndio que destruiu pelo menos 200 alqueires de plantações de cana-de-açúcar, áreas de proteção ambiental e propriedades rurais daquela região.
O incidente ocorreu por volta das 13 horas de ontem. De acordo com informações colhidas no local, o tratorista João Paulo de Souza transitava com o veículo Massey Ferguson 220, de propriedade da Usina Noroeste Paulista pela estrada de terra, quando subitamente percebeu que havia fogo vindo do motor. Souza tentou conter as chamas através de um extintor e de água, mas não conseguiu que o incêndio atingisse todo o trator e ao reboque.
Quando as chamas atingiram o tanque de combustível, o trator explodiu, e lançou óleo incandescente sobre uma plantação de cana-de-açúcar, às margens da estrada, o que deu início a um grande incêndio. Rapidamente, a queimada se alastrou e destruiu tudo o que alcançou.
Segundo informações de moradores das proximidades, fora queimados cerca de 200 alqueires de propriedades rurais. Além de plantações de cana-de-açúcar, foram atingidos vários postes de transmissão de energia elétrica, APPs (Áreas de Proteção Permamestes), currais e áreas de pastagens.
A unidade de combate ao fogo do Corpo de Bombeiros de Votuporanga esteve no local, e o incêndio foi controlado aproximadamente às 17 horas. Apesar do susto, o tratorista não sofreu ferimentos. O veículo e o reboque ficaram totalmente destruídos, e acarretaram um prejuízo de aproximadamente R$ 350 mil à usina.
Leia na íntegra a versão online