Amadeu de Oliveira Silva carregava a escada no alto e a ponta encostou em um fio da rede
Da Redação
O trabalhador rural Amadeu de Oliveira Silva, de 47 anos, morreu eletrocutado na tarde de terça-feira quando colhia laranja em um pomar na zona rural do município de Cardoso. De acordo com testemunhas, no momento chovia e a escada metálica utilizada pela vítima teria tocado na rede de alta tensão, de 13,8 mil volts.
Silva carregava a escada no alto e a ponta encostou em um fio da rede que passa pela fazenda Guariroba. O material em alumínio conduziu a corrente elétrica até o corpo da vítima. A intensidade da descarga chegou a provocar queimaduras nos pés do apanhador de laranja, que perdeu o sentido e ficou caído no chão. Colegas de trabalho acionaram a ambulância do Pronto-Socorro de Cardoso, mas ele morreu a caminho da cidade. A fatalidade ocorreu às 15h30, quando 22 pessoas estavam no pomar. A ocorrência foi registrada na delegacia de Cardoso. Segundo o empregador, a vítima é da Bahia e trabalhava na colheita de laranja na região. O enterro deve ocorrer no Estado natal do trabalhador.
A descarga de 13,8 mil volts sofrida pela vítima causa morte instantânea. Em ambiente molhado, os fios nem precisam ser tocados para provocarem choques, sendo que até mesmo tensões de 127v ou 220v podem levar à morte. Ao passar pelo corpo, a energia elétrica afeta diretamente o coração. Por medida de segurança, as pessoas devem se afastar de redes energizadas, fios e hastes metálicas em local aberto.
Leia na íntegra a versão online