Mais cinco boletins de ocorrência são registrados por pessoas que foram vítimas de ladrões
Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com
Os "amigos do alheio" estão à solta em Votuporanga. O que comprova esse fato preocupante são os números de furtos registrados nas delegacias e no plantão policial nos últimos dias.
Apenas na terça-feira, foram efetuados cinco boletins de ocorrência relatando a ação desse tipo de crime, sendo que quatro deles ocorreram em residências em pontos diferentes da cidade.
Em um dos casos, na rua Itália, no Parque das Nações, os gatunos arrombaram a porta de uma casa, reviraram vários cômodos, subtraíram pertences de valor e não satisfeitos, furtaram também dois capacetes e uma motocicleta que estavam em um cômodo.
Segundo as informações, o motorista J.R.S., de 29 anos, contou que saiu para trabalhar por volta das 7 horas e retornou somente às 19h40. Ele constatou que a janela da porta da cozinha da casa havia sido arrombada e que do interior do imóvel fora subtraído um aparelho DVD, uma corrente de ouro e dois capacetes.
Ao verificar um dos quartos, onde estava guardada sua motocicleta CG 125 Titan, ano 2003, de cor azul, com placa DNI-6818 de Votuporanga, percebeu que o veículo também havia sido levado pelos ladrões. A vítima telefonou imediatamente para a polícia, que efetuou diligências à procura do veículo, mas nada foi encontrado.
Em um ponto oposto da cidade, na Vila América, uma outra residência também teve uma porta arrombada e seu interior violado. O aposentado R.S., de 62 anos, contou aos policiais que se ausentou da casa no período das 8 às 13 horas e que, quando voltou, constatou que indivíduos desconhecidos haviam arrombado a porta da cozinha do imóvel e subtraído cerca de R$ 200 em dinheiro, que estava no armário da cozinha.
Jardim Alvorada
Um outro crime que acarretou prejuízo à vítima ocorreu durante a tarde de terça-feira na rua José Ramalho Matta, no Jardim Alvorada. Os criminosos "passaram a mão" em várias jóias e objetos de valor. O aposentado E.P., de 65 anos, disse aos investigadores que deixou a residência trancada e saiu, por volta das 15h40. Quando voltou, aproximadamente às 18h30, se deparou com a porta da cozinha arrombada e percebeu a falta de vários pertences. Foram levados dois anéis de ouro, quatro pulseiras, duas gargantilhas de ouro, uma aliança de ouro com esmeralda, dois brincos de pérolas, um cordão de ouro com crucifixo.
No mesmo bairro, na rua João Donadio, o cenário se repetiu. De acordo com a versão da vítima, a estudante L.L.U., de 20 anos, no período de três horas que se ausentou da residência (das 14 às 17 horas), ladrões escalaram um muro alto, arrombaram a porta da sala, quebraram o miolo da fechadura, ganharam o interior da casa e furtaram o que quiseram. Foram subtraídos três calças jeans, 15 camisetas, várias cuecas e meias, um frasco de perfume, um aparelho DVD e uma furadeira.
Vinho
Os criminosos também agiram na rua Amazonas, no centro da cidade, durante a manhã, na terça-feira. Um caminhão de uma transportadora estacionou para fazer uma entrega, próximo a uma loja de calçados e teve parte da carga, uma caixa contendo várias garrafas de vinho levada por desconhecidos.
O motorista contou aos policiais que estacionou o veículo Ford F 1000, de placas BLM-1346, de São José do Rio Preto, no local, por apenas alguns minutos, e deixou a porta do baú fechada, porém, sem trancá-la.
Quando retornou, verificou que alguém havia subtraído uma caixa contendo seis litros de vinho da marca Reserve du Chateau Merlot, avaliada em cerca de R$ 200. Apesar de ser um trecho bastante movimentado, ninguém testemunho a atividade criminosa.
Leia na íntegra a versão online