Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
Mais um incêndio de grandes proporções assustou moradores, destruiu propriedades e plantações em Álavres Florence e deixou ainda mais crítica a qualidade do ar em Votuporanga.
A nuvem de fumaça foi trazida pelo vento e deixou cinzento o cenário da cidade.
De acordo com informações de moradores da região afetada, foram atingidas as fazendas e chácaras: Querubim, Guariroba, Guarani, Modilo, Cabral, Batagin, Grejanin, e Piveta. As duas primeiras tiveram quase todas as plantações de cana-de-açúcar devastadas. Caminhões pipas e funcionários de usinas tiveram muito trabalho para conter à queimada que durou horas.
O incêndio se alastrou também pelas chácaras e fazendas às margens da estrada vicinal que liga Álvares Florence ao município de Américo de Campos. O fogo, como frequentemente vem acontecendo, foi rapidamente propagado pelo forte vento e pelas pastagens e plantações secas pela estiagem.
Em uma das propriedades atingidas, de aproximadamente 70 hectares, do senhor Nilson Piveta, o fogo queimou tudo que encontrou pela frente, e só não atingiu à residência porque foi combatido por uma caminhão pipa e pelos moradores. Na mesma propriedade, o filho, Sílvio Piveta, mostrou o local onde um trator que era utilizado para combater o fogo foi danificado pelas chamas, e deve que ser deixado queimando no pasto. As rodas e a parte elétrica do veículo ficararm destruídas.
O fazendeiro disse que viu onde aconteceu o início do incêndio que atingiu sua propriedade. Na sua versão, alguém colocou fogo no lixão da cidade, que fica nas proximidades, e que rapidamente se tornando inconterolável. Piveta disse que várias Áreas de Proteção Permanentes (APPs), com matas nativas foram destruídas na queimada.
Ainda contando os prejuízos, o fazendeiro disse também que não sabe o que dará para comer ao seu rebanho, já que a área de pastagem e a pequeno canavial que serviam de alimento ao gado foram destruídos. "Agora ficou difícil. Quem colocou o fogo talvez não imaginou os estragos que essa atitude traria a outras pessoas", lamentou.
Vila Carvalho
Na manhã de segunda-feira, um outro incêndio trouxe prejuízos, dessa vez à uma propriedade rural localizada próximo à Vila Carvalho, em Votuporanga. As vítimas registraram um boletim de ocorrência buscando a identificação do autor da queimada.
De acordo com informações dadas aos proprietários do Sítio Nossa Senhora Aparecida e do Sítio São José, e fogo começou pela manhã. Foram destruídos cerca de 20 alqueires de áread de pastagens, e atingiu as casas dentro das propriedades. As vítimas não têm suspeitas sobre a origem do incêndio, e ainda não contabilizaram os prejuízos acarretados.
Leia na íntegra na versão online