O fogo se espalhou rapidamente em direção a uma chácara, mas foi contido pelos bombeiros
Jociano Garofolo
Um incêndio em uma área de pastagem quase tomou um rumo trágico na tarde de domingo, nas proximidades da Boa Vista, zona rural de Votuporanga. O vento forte e a grama seca fizeram com que as chamas se propagassem rapidamente, faltando apenas alguns metros para atingir uma chácara, mas foram controladas pelos bombeiros com a ajuda de populares.
A queimada aconteceu por volta das 15 horas, às margens da estrada vicinal Nelson Bolotário, que liga os municípios de Votuporanga e Valentim Gentil, pouco antes de chegar na "Subida da Morte". Uma grande nuvem de fumaça podia ser vista a quilômetros de distância, e as chamas quase atingiram redes de transmissão de energia. De acordo moradores de propriedades próximas, o fogo teria começado durante à madrugada em um canavial e foi se alastrando de uma propriedade a outra.
Utilizando galhos de coqueiros para tentar conter as chamas, os vizinhos conseguiram ajudar os bombeiros a evitar que a chácara do senhor Agenor Mantovanni, de 72 anos, fosse atingida. Os moradores das proximidades também ajudaram a tirar alguns animais bovinos de um pasto, pouco antes da chegada do fogo.
O incêndio foi controlado cerca de 50 minutos após o início e nenhuma pessoa ou animal ficou ferida. Os bombeiros não confirmaram a extensão da queimada e nem se a origem foi criminosa. Na tarde de ontem, um novo foco de incêndio, de proporções menores, foi constatado na mesma região, consumindo um canavial.