Da Redação
O delegado da Delegacia Seccional de Votuporanga, Celso Reis Bento, destacou em entrevista ao Jornal A cidade que as denúncias da população podem ajudar a diminuir a onda de furtos que tem ocorrido em Votuporanga nas últimas semanas. Para o delegado, o aumento dos furtos é sazonal, agravado nessa época do ano por conta das férias, mas que em contrapartida, o número de prisões em flagrante também têm crescido, o que para Bento são méritos da Polícia Militar e da população.
Bento destacou que mesmo que aconteça um acréscimo na criminalidade, que é
importante também que ocorra o aumento da prisão desses indivíduos, que segundo ele é o que está acontecendo. Para o delegado, a população, vítima direta dos bandidos, pode tomar certas medidas de forma particular que dificultem a ação criminosa. "Se a pessoa for viajar, ou trabalha por várias horas e se ausenta muito do imóvel, deve alertar os vizinhos para que observem qualquer movimentação estranha, e que acionem a polícia através do telefone 190. Outra dica, é que as pessoas cuidem do bairro, observem movimentação estranha na própria rua, e que não esperem acontecer", orientou.
O delegado pede que as pessoas entrem em contato imediatamente com a policia, que irá ao local averiguar a situação. "A Polícia Militar irá ao local checar, se não haver nada, ótimo, mas se tiver, o crime será evitado. Em Votuporanga existe um grande números de prisões em flagrante, e grande parte dessas prisões acontecem porque vizinhos, ou pessoas que passam pela rua ligam para a polícia e denunciam. E quando há a denúncia, a polícia age imediatamente", afirmou.
Bento fez uma ressalva aos estabelecimentos comerciais e industriais, que também
têm sido alvo dos ladrões. A orientação do delegado é que as empresas não deixem grandes quantias nos caixas ou em cofres, que esvaziem sempre e deixem apenas o dinheiro suficiente para o troco. Outro fator que pode auxiliar o trabalho da polícia são os componentes de segurança, como câmeras, alarmes, sensores.
Banco do Brasil
Celso Reis Bento deu informações sobre a ação de ladrões em caixas eletrônicos da agência do Banco do Brasil, no centro de Votuporanga, que foi registrado na quarta-feira. Indivíduos não identificados ludibriaram o sistema de segurança e levaram todo o dinheiro contido em cinco terminais. De acordo com o delegado, em via de regra, esse tipo de furto é feito por quadrilhas especializadas. "Não é um indivíduo que vai lá e resolve furtar um caixa eletrônico. Eles sabem como agir, saber como fazer", afirmou. Para Bento esse tipo de furto não têm as característcas dos que geralmente acontecem em Votuporanga. "Eu conversei com policiais civis do Centro de Inteligência de São José do Rio Preto, e obtive a informação de que crimes assim têm ocorrido em diversas cidades da região e do estado de São Paulo Os criminosos conhecem todo o sistema para a prática do furto".