O jornal A Cidade conversou com a presidente da Associação Comercial de Votuporanga (ACV), Natália De Haro
Associação Comercial de Votuporanga (ACV); primeira parcela do 13º será paga hoje (Foto: ACV)
Daniel Marques
daniel@acidadevotuporanga.com.br
A primeira parcela do 13º salário será paga hoje, conforme prevê a legislação. Por isso, a reportagem do jornal
A Cidade conversou com a presidente da Associação Comercial de Votuporanga (ACV), Natália De Haro, que deu dicas importantes de como utilizar essa remuneração.
“O 13º salário é uma excelente oportunidade para colocar as finanças em dia e começar o próximo ano com mais tranquilidade”, comentou. Entre as estratégias inteligentes para aproveitar bem essa primeira parcela estão evitar compras por impulso: antes de adquirir algo, reflita se é realmente necessário ou apenas um desejo momentâneo.
É importante também planejar com clareza: monte um orçamento simples, definindo quanto irá destinar para cada finalidade. Ter uma visão geral evita exageros. Deve-se ainda estabelecer prioridades: liste seus objetivos financeiros (dívidas, reservas, presentes, viagens) e organize o dinheiro conforme sua importância.
Outra dica da presidente é criar ou fortalecer sua reserva: guarde uma parte do valor para emergências ou metas futuras. Essa atitude traz segurança e reduz estresse. “Invista com consciência: pesquise opções de investimento adequadas ao seu perfil (conservador, moderado ou arrojado) e ao prazo que você pretende manter o dinheiro aplicado. Negocie e quite dívidas caras: caso tenha dívidas, comece pelas que possuem juros mais altos, como cartão de crédito e cheque especial. Pagar ou renegociar pode trazer um grande alívio”, acrescentou Natália.
A líder da ACV levantou pontos que as pessoas devem evitar, como gastar tudo de forma impulsiva: “aproveitar o dinheiro é bom, mas exagerar pode gerar arrependimento e falta de recursos já no início do ano”.
Outro equívoco é contar com o 13º como renda fixa: “ele é um benefício pontual. Usá-lo como parte do orçamento mensal pode criar uma falsa sensação de folga financeira”.
Deve-se evitar também criar novas dívidas: fugir de parcelamentos longos ou compras que ultrapassem sua capacidade de pagamento. O objetivo do 13º é ajudar a equilibrar, não aumentar o peso no bolso. “É importante evitar postergar dívidas caras: se houver dívidas com juros altos, evitar enfrentá-las pode ser um erro, pois elas continuarão crescendo rapidamente”, disse.