Um projeto do vereador Dr. Leandro quer criar em Votuporanga uma Polícia Municipal, seguindo novo entendimento do STF
Um projeto do vereador Dr. Leandro quer criar em Votuporanga uma Polícia Municipal, seguindo novo entendimento do STF (Foto: Lucas Pires/Prefeitura de Itaquaquecetuba)
Da redação
A Câmara Municipal irá iniciar nos próximos dias a discussão de um projeto que busca criar a Polícia Municipal em Votuporanga. A iniciativa é de autoria do vereador Dr. Leandro (PSD) e leva em consideração a recente decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), que reconheceu que as guardas municipais possuem poder de polícia, podendo realizar policiamento ostensivo e comunitário, além de prisões em flagrante.
Em sua justificativa, o edil argumenta que a proposta de Emenda à Lei Orgânica tem como objetivo atualizar a legislação municipal à luz do entendimento do STF, que reconheceu a possibilidade de as guardas municipais exercerem funções de segurança pública, respeitando os limites constitucionais.
“A decisão do STF no Recurso Extraordinário 608588 (Tema 656) reforça o papel das guardas municipais no policiamento ostensivo e comunitário, garantindo maior eficiência na proteção da população e dos bens públicos. A adequação da Lei Orgânica do Município permitirá que a Guarda Municipal de Votuporanga atue dentro dos parâmetros legais estabelecidos pelo STF e pela Constituição Federal, fortalecendo a segurança pública local e promovendo maior tranquilidade aos cidadãos”, diz a justificativa do projeto.
Na tribuna, durante a sessão ordinária desta semana, Dr. Leandro afirmou que a ideia é criar uma força complementar ao trabalho que ele classificou como excelente já desenvolvido pela Polícia Militar de Votuporanga.
“É para ajudar na segurança pública, para ajudar a cuidar da nossa população, afinal de contas ela também terá o poder de polícia ostensiva, poderá trabalhar armada, mas é claro, tudo irá depender de concurso público, treinamento e capacitação”, completou.
Resolução
Junto do projeto de Emenda à Lei Orgânica, o vereador também apresentou um projeto de Resolução para a criação de uma Comissão Especial destinada à realização de estudos para a viabilidade da instituição da Polícia Municipal em Votuporanga. Essa comissão, conforme a iniciativa, será composta por vereadores, membros da sociedade civil e representantes de entidades ligadas à segurança pública.
“A participação da sociedade civil, de especialistas e de entidades representativas do setor será assegurada por meio de audiências públicas e reuniões deliberativas, garantindo transparência, legitimidade e caráter democrático ao processo de formulação da política pública de segurança municipal”, diz o projeto.
Tramitação
Os projetos foram lidos no expediente da última sessão da Câmara Municipal e agora seguem para tramitação nas comissões permanentes da Casa de Leis, antes de ir para votação em plenário.