Fundado em 1931, o município se desenvolveu a partir de um patrimônio rural e construiu sua trajetória mantendo as raízes
Fundado em 1931, o município se desenvolveu a partir de um patrimônio rural e construiu sua trajetória mantendo as raízes (Foto: Reprodução)
Cosmorama celebra 94 anos hoje. Com uma população estimada de 9.019 habitantes em 2025, conforme dados do IBGE, a cidade possui uma rica trajetória marcada por desbravamento, desenvolvimento agrícola e fortalecimento comunitário.
A história de Cosmorama teve início em 10 de outubro de 1931, quando o Coronel Militão Alves Monteiro fundou o patrimônio denominado Santa Helena, na linha tronco que partia de Tanabi, nas proximidades do córrego do Cavalinho. Posteriormente, a área foi demarcada por Germano Robach, e o nome "Cosmorama" foi escolhido por Sebastião Almeida Oliveira, significando "vista do mundo" em grego, devido à posição geográfica do local.
Em 1936, Cosmorama tornou-se distrito de paz, e em 1948, foi emancipada do município de Tanabi, tornando-se oficialmente município em 1º de janeiro de 1949. Durante a Revolução Constitucionalista de 1932, a cidade tornou-se centro de operações, recebendo novos moradores e desenvolvendo-se.
Patrimônio
Cosmorama possui uma rica história, marcada pela chegada de imigrantes e pelo desenvolvimento da agricultura. A cidade conserva igrejas que contam um pouco da sua trajetória. A cultura local é bastante preservada, com festas tradicionais e manifestações artísticas que valorizam as raízes da cidade.