Comemoração do Dia do Bombeiro Brasileiro e de 160 da corporação contou com exposição ontem pela manhã, na Concha Acústica
Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
A manhã de ontem foi diferente e informativa para quem passou pelo comércio local. O posto do Corpo de Bombeiros de Votuporanga montou uma exposição de viaturas e materiais usados em suas atividades que chamou a atenção da população na Concha Acústica.
A exposição foi um ato em comemoração aos 160 anos da corporação e também em lembrança ao Dia do Bombeiro Brasileiro, lembrado ontem. “Estamos aqui para comemorar os 160 anos do Corpo de Bombeiros junto com a população. A nossa ideia foi trazer pra a praça um pouco dos nossos materiais e expor para tirar dúvidas, apresentar um pouco do nosso trabalho”, disse ao A Cidade o 1º Tenente Marcos Vinícius Silvestre, comandante local dos bombeiros.
Em pouco tempo na praça, foi possível perceber o carisma que e esses profissionais têm com o público. Crianças e idosos pararam para conversar e parabenizar os bombeiros por seu dia. “É importante aproximar a população do nosso trabalho”, comentou o tenente.
Fizeram parte da exposição as viaturas que estão a serviço em Votuporanga, como as unidades de resgate, viaturas de combate a incêndios, como auto-bombas e auto-tanques. Os bombeiros também explicaram o funcionamento de materiais de mergulho, de combate a incêndio, petrechos utilizados para socorrer presos em ferragens, mangueiras, coletes imobilizadores e equipamentos da equipe de resgate para vários tipos de acidentes.
Nota PM SP
Por meio de sua página oficial em uma rede social, a Polícia Militar do estado de São Paulo tornou pública uma mensagem em homenagem aos bombeiros. Confira: “O dia 02 de julho é uma homenagem a todos os Bombeiros Brasileiros que arriscam as suas vidas para proteger as pessoas, as cidades e as florestas do risco de incêndios.
Esse caráter humanitário dos serviços realizados pelos Corpos de Bombeiros Brasileiros, possibilita também o desenvolvimento de vários projetos sociais e educativos, o socorro e o amparo a animais em perigo, e o auxílio às pessoas que enfrentam situações de grande estresse, como tentativa de suicídio, afogamento, desaparecimentos e traumas provocados por acidentes. A escolha desta data é uma homenagem à criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, inaugurado em 2 de julho de 1856, no Rio de Janeiro, sob o comando do major João Batista de Morais Antas. Parabéns aos Corpos de Bombeiros de todo o Brasil!!!”