Segundo a nota, através de números, a Polícia Militar reitera o compromisso de cada policial militar com a preservação da ordem Pública
A Polícia Militar de Votuporanga, por meio de seu comandante, capitão Eedson Fávero, divulgou em nota à imprensa, na tarde de ontem, dados da produtividade policial, ou seja os dados positivos das ações correspondentes ao mês de maio. Segundo a PM, 49 infratores da lei foram presos, apenas no quinto mês de 2016.
Segundo a nota, através de números, a Polícia Militar reitera o compromisso de cada policial militar com a preservação da ordem Pública e com e o objetivo de propiciar maior sensação de segurança à população votuporanguense. “No mês de maio deste ano, mais 49 pessoas foram encarceradas por ações proativas da Corporação, que somadas às outras 34 pessoas presas em janeiro, 33 em fevereiro, 44 em março e 40 em abril, totalizam, exatamente, 200 (duzentas) pessoas infratoras da lei retiradas do convívio social, nos termos da legislação vigente, somente no ano de 2016”.
Os recolhimentos ao sistema carcerário de adultos e às casas de recuperação de adolescentes no mês de maio se deram pelos seguintes motivos: 13 pessoas por prática de tráfico de drogas, 15 condenados capturados e mandados de prisões cumpridos por motivos diversos, 08 por prática de roubos á mão armada ou grave ameaça, sete por prática de furtos; dois por porte ilegal de arma de fogo, um por infração à Lei Maria da Penha, um por estelionato, um por tentativa de homicídio e um por furto de veículo, sendo que quatro armas de fogo foram apreendidas no referido mês.
“Os números evidenciam trabalho sério e comprometimento de todos profissionais que atuam na segurança pública e também servem como alerta á população para que fique atenta, pois crimes continuam a acontecer, diariamente”, destacou o capitão. Ainda segundo Fávero, nessas prisões, não estão computados o grande número de adolescentes envolvidos com tráfico de drogas, porte de entorpecentes, furtos de motocicletas, a residências e de objetos em via pública, pois, em regra, com base na legislação vigente, mesmo flagrados na prática da infração se livram soltos e são entregues aos seus “responsáveis legais, que normalmente já não mais possuem ascendência moral ou de paternidade para reeducá-los, voltando, boa parte deles a reincidir.
O capitão fez uma orientação especial aos proprietários para evitar furtos e roubos de veículos. “Fica a população orientada para que tenha o máximo de zelo com seus veículos, principalmente com motocicletas mais antigas, pois é perceptível o aumento de furtos desse tipo de veículo, as quais são facilmente ligadas com uso de chaves michas ou simples objetos pontiagudos. Devem estar sempre travadas e jamais deixadas durante a noite em via pública ou com chave de ignição no contato, mesmo que no interior das garagens. Boa parte das motocicletas subtraídas é encontrada em posse de adolescentes infratores. Na maioria dos casos, são reincidentes e têm pleno conhecimento da legislação vigente. A ocasião faz o ladrão”.