Com recente transferência do atendimento de Votuporanga para o Copom de Rio Preto, PM aumenta combate aos “trotes”
Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
Um atendimento mais especializado e equipado para atender a população. É assim que descreve o comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar de Votuporanga, o capitão Edson Fávero, sobre a recente mudança nos atendimentos de emergência via ligação 190. Desde a última segunda-feira (2), as chamadas deixaram de ser atendidas na base de Votuporanga, e passaram a cair diretamente no Controle de Operações de São José do Rio Preto, para a partir de então, as viaturas serem acionadas.
Uma das vantagens apontadas pelo comandante sobre o novo sistema, que entrou em vigor por conta de determinação do Comando Geral da PM, é que além de as ligações serem atendidas por policiais militares treinados e especializados nesse tipo de serviço, o uso os equipamentos garantem segurança para o solicitante e para o PM. “Conseguimos inibir trotes, já que toda ligação agora é gravada, e temos todo o equipamento de identificar chamadas. Por outro lado, a população tem a segurança de ser bem atendida, da forma que o protocolo exige do policial militar. A gente consegue evitar trotes e verificar a real necessidade do usuário”.
Antes da mudança, a 3ª Companhia da PM de Votuporanga chegava a registrar até cinco trotes por dia. “Quando são crianças é possível identificar, mas em muitas situações, quando já é adulto, acaba implicando em problemas no deslocamento desnecessário de viaturas”.
Segundo o capitão Fávero, no início, as pessoas podem até reclamar um pouco das perguntas que o policial atendente faz no novo sistema, mas isso é um benefício. “O cadastramento é feito de forma imediata, por computador, e essas informações são repassadas para o deslocamento de viaturas. Altera apenas uma questão protocolar, algums informações básicas, como endereço e referências boas”.
A mudança
O serviço de atendimento de emergência via 190 passou por mudanças no início da semana. As ocorrências, que eram atendidas pelo CAD (Centro de Atendimento e Despacho de Ocorrências) na 3ª Companhia de Votuporanga, são recebidas agora por policiais militares do Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM) de São José do Rio Preto.
Em nota assinada pelo comandante do 16º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Antônio Umildevar Dutra Junior, é explicado que, na prática, nada se altera quanto atendimento, pois os usuários continuarão a ser atendidos por policiais militares da cidade. Porém, conforme a nota, algumas peculiaridades serão alteradas, como por exemplo a solicitação de informações mais completas acerca da localidade onde ocorre o crime. Ou seja, a comunicação entre o solicitante e o atendente passa a atender um protocolo indispensável para o prosseguimento do atendimento.
“Umas das vantagens desta sistemática é que sua operação é feita inteiramente por policiais militares treinados especificamente para este fim, de maneira que o cadastro da solicitação se torna mais célere e técnica, inclusive com a gravação automática de toda a conversação entre o policial e o solicitante, resultando em maior eficiência profissional do atendimento como um todo”, explica o tenente coronel. Além de que o policial militar da localidade que vai atender ao chamado, especialmente nos municípios de pequeno porte, ficam disponíveis unicamente para o atendimento da ocorrência.
Ainda segundo a PM, o modo de trabalho no novo sistema é simples, mas para o cadastro sem demora da ocorrência pelo policial militar que atender o telefone 190, serão feitas ao solicitante algumas perguntas sobre informações básicas iniciais para somente após, ouvir as informações complementares da solicitação. Deste modo, esses dados preliminarmente coletados são imediatamente cadastrados e enviados ao computador do Policial Militar encarregado de despachar a viatura ao local da ocorrência.
“É fundamental ao solicitante da ligação do telefone 190 responder estas perguntas iniciais ao Policial Militar que o estará atendendo para depois ele prosseguir na coleta dos demais dados como por exemplo, pessoas envolvidas, objetos, armas, veículos entre outras informações úteis para o fechamento do cadastro da solicitação”.