Medida será realizada em breve com objetivo evitar mau uso do espaço público; até festas do tipo “open bar” já foram feitas no local
Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
Inaugurada em 2014 pelo prefeito Junior Marão, a nova pista de skate foi instalada para ser uma grande opção de lazer para pessoas de todas as idades, praticantes dos chamados esportes radicais no município. As instalações ficam perto da Arena Plínio Marin, mas o mau uso do espaço por algumas pessoas e a ação de vandalismo está preocupando as autoridades.
Por questão de segurança, em breve, o espaço, que sempre foi aberto ao público 24 horas por dia, vai ser cercado por alambrados. A Secretaria de Esporte e Lazer de Votuporanga, que é responsável pelo local, informou que contratou uma empresa para fornecimento e instalação de alambrado.
O objetivo central é dar mais segurança para os adeptos da modalidade. A medida também tem como objetivo evitar a ação de vândalos e o mau uso do espaço público. A empresa que ganhou a licitação está confeccionando o material e, no próximo mês, o serviço deve ser finalizado.
A ação de vândalos no local é visível. É registro de furtos de fios e várias janelas foram arrebentadas por pedradas. “Infelizmente, vamos ter que fazer a instalação de alambrados. Não gostaríamos, por conta da ação de poucos, muitos pagam. A Prefeitura está gastando com alambrado para inibir vândalos”, disse o secretário de Esportes e Lazer, José Ricardo Rodrigues da Cunha, o Mineiro.
Furto e depredação
Ainda segundo o secretário, na última segunda-feira (28), a Polícia Militar foi acionada após a constatação de que criminosos quebraram e furtaram o interior das instalações da pista de skate. Após arrombamento de portas, furtaram espelhos, tomadas, fiação. “Quem faz isso não são os skatistas, são os criminosos”.
Após a situação, a Polícia Militar orientou a Secretaria para que coloque o alambrado e estipule horário de funcionamento até as 22h. “Se tiver alguém fora do horário, será invasão”, afirmou o secretário Mineiro.
Preocupação
Em janeiro, o presidente da Câmara Municipal, o vereador Sérgio Adriano Pereira, o Serginho da Farmácia, mostrou preocupação com relação ao mau uso da pista e chegou até opinar que o local fosse interditado, caso não fossem tomadas providências para proteger, principalmente, as famílias que vão até lá. Na época, Serginho disse que havia situações de ponto de venda e uso de drogas, de prostituição e até de festas da modalidade “open bar” irregulares.
O presidente do Legislativo disse que foi procurado por pais de adolescentes que expuseram o problema e, após ir ao local, encontrou até aparelhos refrigeradores usados para gelar bebidas em uma festa irregular. Entretanto, o vereador fez questão de deixar claro que não são todos os que visitam o local que têm essa postura. Em janeiro, também pediu recursos para que fossem destinados à colocação de grades, contratação de seguranças ou outras ações para impedir o mau uso daquela área pública.
Ontem, em contato com o A Cidade, Serginho comentou de forma positiva a ação da Prefeitura, que deve ajudar a devolver um ambiente familiar para a pista. “A Prefeitura está fazendo a parte dela. Queremos que o local seja de uso familiar”, declarou o presidente da Câmara.