Números, entretanto, são menores que o mesmo período do ano passado; falta do uso do cinto de segurança apresentou redução
Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
O número de multas aplicadas, segundo dados da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Segurança, diminuiu nos primeiros três meses de 2016, com relação ao mesmo período do ano passado. No trimestre inicial desse ano, 3882 condutores foram flagrados em ilegalidades pelas ruas e avenidas que cortam a cidade, enquanto em 2015 foram 3957. O excesso de velocidade tem sido o tipo de situações mais registradas, enquanto os casos de falta de uso do cinto de segurança apresentaram redução.
Os dados foram divulgados com exclusividade a pedido do A Cidade. Segundo os índices, das 3882 multas aplicadas no primeiro trimestre de 2016, as três situações que mais puniram condutores foram as por transitar em velocidade superior a máxima permitida em até 20%, com 1014 multas. Em seguida, 231 por transitar em velocidade superior a máxima permitida de mais de 20% até 50% e 219 por dirigir veículo utilizando o telefone celular.
No ano passado, também liderou o quadro de punições transitar em velocidade superior a máxima permitida em até 20%, com 1492 casos. Dirigir o veículo utilizando celular ocupou o segundo posto em número de inflações, com 464, seguido por deixar o condutor ou passageiro de usar o cinto de segurança, com 347.
Segundo a Secretaria, as multas sobre a falta de cinto de segurança, que no mesmo período do ano passado estavam em terceiro lugar, neste ano caíram para oitava colocação com apenas 59 autuações.
Vale ressaltar que transitar em velocidade máxima a superior permitida em até 20% foi o tipo de flagrante de ilegalidade campeão em autuações nos 12 meses do ano passado, com 10.232 multas.
Ações
Ainda de acordo com a Secretaria de Trânsito, Transporte e Segurança, diversas ações que coíbem o excesso de velocidade e evitam acidentes foram implantadas e/ou intensificadas, entre elas, campanhas de conscientização, palestras envolvendo diversas parcerias, ampliação no número de agentes de trânsito, trabalho desenvolvido em conjunto com a Atividade Delegada, ampliação de eixos binários, novos semáforos, unificação no sentido de direção de diversas ruas que eram “mão dupla”, entre outras.