Para se ter uma ideia, no período entre terça-feira (16) e ontem, 15 criminosos foram presos
O capitão Édson Fávero, comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar de Votuporanga, apresentou ontem à imprensa números que comprovam a resposta rápida à sociedade apresentado pela força de segurança nessa semana. Para se ter uma ideia, no período entre terça-feira (16) e ontem, 15 criminosos foram presos em flagrante no município pelo cometimento de diversos crimes.
Em Votuporanga foi detido um adolescente infrator de 12 anos de idade dirigindo uma motocicleta por ele furtada, dois tráficos de drogas envolvendo dois adolescentes e um adulto e outros dois foram presos por furto de fios de cobre de uma empresa. Por Nhandeara foi preso um casal por roubo de caminhão praticado em Caçapava/SP. Por Valentim Gentil ocorreu prisão por furto a residência, ocasião que também envolvia um adolescente. No total 240 porções de drogas foram apreendidas e todos os adolescentes envolvidos nas práticas delituosas foram liberados na delegacia.
O capitão da Polícia Militar Edson Fávero esclarece que a maioria das prisões se concretizaram graças às ligações de pessoas anônimas que perceberam algo estranho acontecendo. Esclarece que população e polícia, unidas, são mais fortes. “muitas prisões não teriam acontecido não fosse o acionamento rápido através do 190”.
Segundo ele, é perceptível o aumento dos crimes pela cidade no período pós-carnaval. Também foram registrados durante a semana furtos de automóveis, motocicletas, estabelecimentos comerciais e residências. “É fundamental que os veículos e as motocicletas sejam devidamente fechados e travados, não devendo permanecer por longos períodos estacionados em locais ermos e escuros. As residências e estabelecimentos comerciais devem ter suas janelas, portas devidamente trancadas, e se for possível, protegidas por alarmes. Porém, nada é mais eficiente que uma rápida ligação para o 190”.
Ainda segundo a PM, infelizmente, se verifica o grande envolvimento de adolescentes em práticas criminosas, cada vez mais graves. Certamente isso decorre da sensação de impunidade gerada pela legislação vigente.“Estamos 24 horas por dia combatendo a criminalidade e prevenindo crimes, porém, a participação, de forma anônima pela sociedade é essencial para o sucesso da polícia em muitas ocorrências”, destacou o capitão Fávero.