Chuva segue preocupando; segundo a Saev, foram 285 mm de água em cinco dias; ontem, Defesa Civil atendeu três ocorrências
Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
A chuva intensa que caiu durante a madrugada de ontem colaborou para um acidente de trânsito na rodovia Péricles Belini, a SP-461, em Votuporanga. A lama desceu de um barranco, ao lado da linha férrea, e caiu sobre o asfalto. Um caminhão derrapou e acabou saindo da estrada.
O acidente aconteceu próximo ao trevo da Coacavo. O caminhão-baú, de cor branca, seguia no sentido Nhandeara a Votuporanga, quando o motorista perdeu o controle da direção. Descontrolado, o veículo saiu da pista e afundou as rodas em um barranco de lama. Por sorte, o motorista escapou sem ferimentos.
Após o acidente, profissionais do DER (Departamento de Estradas de Rodagem) realizaram a limpeza do trecho e a sinalização para evitar outros prejuízos.
Chuva
E a chuva que não cessa segue preocupando as autoridades. Por meio da assessoria de comunicação da Prefeitura, a Defesa Civil de Votuporanga informou que recebeu ontem, via Ouvidoria, três chamados. As ocorrências referiam a infiltrações de terrenos. De acordo com a unidade, choveu 60 milímetros apenas durante a madrugada. O órgão está à disposição da população para fazer vistorias técnicas. O telefone é: 3426-7510.
Represa
A Saev Ambiental informou que o nível da Represa de Captação, às 15h40 da tarde desta sexta-feira, estava um pouco acima do normal, cerca de 1 metro. Apesar da alta, a situação estava controlada. O acúmulo de chuva registrado pelo pluviômetro localizado na represa foi de 285 mm de segunda-feira até a tarde de hoje. No momento, todos os registros de vazão estão abertos.
A represa está sendo monitorada continuamente por técnicos da Saev Ambiental. Na quarta-feira (13) a represa de captação atingiu o nível máximo, o que causou um leve escoamento pela crista. É importante ressaltar que, durante esta semana, a Saev Ambiental acionou a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, mas não foi registrada nenhuma ocorrência.