Tenente Coronel PM Antonio Umildevar Dutra Junior já era o subcomandante, mas foi promovido e assume em Fernandópolis
O 16º Batalhão da Polícia Militar de Fernandópolis, o qual a 3ª Companhia da PM de Votuporanga é subordinada, passou a ter na liderança o tenente coronel Antônio Umildevar Dutra Junior. Ele assumiu no dia 6 de janeiro, em razão de uma promoção.
Dutra Junior já era o subco-mandante do Batalhão, no posto de Major PM, desde 2013. Ele é natural de São Paulo e foi com a família para Fernandópolis, quando, em 2005, era capitão da PM.
O comandante trabalhou em unidades de policiamento ostensivo na área central e norte da Capital e, posteriormente, serviu na Academia do Barro Branco, no Presídio Militar Romão Gomes, no Centro de Inteligência da PM, na Corregedoria PM e Comando de Policiamento Ambiental;
Possui as seguintes medalhas e condecorações: Láurea de Mérito Pessoal de 2º Grau, Medalha do Sesqui Centenário da Polícia Militar, Medalha da Polícia Ambiental, Medalha da Corregedoria da Polícia Militar, Medalha Valor Militar Grau Prata e Medalha do Mérito da Atividade de Inteligência;
A assunção do comando do 16º BPM/I já era esperada uma vez que o comandante anterior, o Tenente Coronel PM Ênio Lopes Bernardo, foi movimentado para o 30ºBPM/I, Catanduva, por critério da comandante do CPI-5, a Coronel PM Helena dos Santos Reis. O Tenente Coronel Dutra Junior disse que “a realização de um bom comando de batalhão, na sua gestão, será resultado direto da gestão de comandantes anteriores e o apoio da Coronel PM Helena”. A área do Batalhão corresponde a 49 municípios.
Criminalidade
Os índices criminais da região estão entre os menores do Estado e do Brasil, como bem foi frisado pelo Governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckmin e o Secretário de Segurança Pública Alexandre de Moraes, em visita à Fernandópolis no ultimo dia 16 de Janeiro. Segundo o novo comandante, o objetivo agora é contribuir para que assim continuem e até mesmo sejam reduzidos, ciente de que pode contar com os policiais militares, praças e oficiais do batalhão que já mostraram o seu valor.
“A segurança pública não é feita unicamente pela Polícia Militar. É um conjunto de ações, é resultado direto de uma série de fatores além da polícia, sendo a sociedade, como um todo, reconhecendo, apoiando dando sugestões e até mesmo cobrando. Fatores essenciais para a segurança pública, além da colaboração e entrosamento de outros órgãos do Estado, Município, Justiça, Ministério Público, Legislativo e outros alinhados contribuem para que se alcance um objetivo comum e isso já vem acontecendo na região e espera-se que assim continue”, disse em nota o Tenente Coronel.