Incêndio no domingo atingiu canavial ao lado do Residencial Barreto, áreas de pastagens e mobilizou bombeiros de Votuporanga
Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
O forte calor, vento e umidade relativa do ar em torno dos 25% tornam o atual momento de cautela na região. Diariamente, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil são acionados para atender incêndios na zona rural, que por vezes também ameaçam a vida e o patrimônio nas cidades. Foi o que aconteceu no município de Valentim Gentil, no último domingo (18).
O fogo, que teve início em uma propriedade ao lado da estrada vicinal que liga ao município de Meridiano, ao lado da linha férrea e próximo a um aterro sanitário, chegou perto de casas do Residencial Barreto, conjunto de casas populares no limite da cidade.
As chamas se alastraram por um canavial e chegaram a cerca de dez metros de várias casas. Com o perigo de que o incêndio atingisse o bairro, o Corpo de Bombeiros de Votuporanga foi imediatamente acionado e enviou viaturas auto-tanques ao local. A viatura da Defesa Civil de Valentim Gentil e funcionários de uma usina da região deslocaram caminhões-tanques até o foco das chamas para ajudar no combate.
Também houve o risco de que o fogo atingisse um galpão que armazenava produtos inflamáveis em um sítio, plantações de seringueira e casas de moradores rurais. O fogo também se alastrou pela vegetação rasteira e uma nuvem de fumaça pode ser vista a quilômetros de distância.
Os brigadistas tiveram trabalho árduo para combater as chamas, por cerca de três horas, até a extinção do incêndio. Graças ao trabalho, não foram registrados grandes danos e, apesar da tensão, as casas não foram atingidas.
Pesqueiro
Sufoco também na tarde de ontem, em Votuporanga, em mais uma ocorrência de incêndio. O Corpo de Bombeiros foi acionado, por volta das 14h, para atender fogo em vegetação de pastagem, ao lado de um pesqueiro na estrada Hebert Vinícius Mequi, que liga ao município de Álvares Florence. O fogo foi combatido e extinto por duas viaturas dos bombeiros e uma nuvem de fumaça ganhou o céu da cidade.