Foram 193 vítimas a menos em ruas, avenidas e rodovias em Votuporanga; autoridades apontam maior conscientização
Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
Só quem já se envolveu em um acidente de trânsito (e para piorar ficou ferido), sabe dos transtornos que isso acarreta. Machucados e fraturas levam tempo para serem curados, e podem resultar em cirurgias, meses de fisioterapia, internações em hospitais, possíveis sequelas, isso em casos menos graves, sem contar que movimentam toda uma equipe de bombeiros, Samu, PM, Polícia Civil, perícia, guincho, etc. Mas em Votuporanga, sempre conhecida por um trânsito complicado, 193 condutores não tiveram esse gostinho “amargo” em 2015.
Um fenômeno de redução de acidentes tem sido registrado mês a mês na cidade, com diminuição gritante no número de pessoas feridas nas chamadas “lesões corporais na condução de veículo automotor”. Foram 659 condutores lesionados em ruas, avenidas, estradas e rodovias que cortam a cidade em colisões, quedas e capotamentos, entre janeiro e agosto de 2014, enquanto no mesmo período de 2015, o total de vítimas caiu para 466, uma redução de 41,5%.
Segundo informações divulgadas ontem pela assessoria de comunicação da Prefeitura, após apontados dados do oitavo mês do ano pela Polícia Militar, isso se deve à conscientização dos motoristas e pedestres, que cada vez mais estão respeitando as leis de trânsito e também as ações preventivas desenvolvidas e adotadas nos últimos anos.
Agosto
No mês de agosto, último a ter dados divulgados, não foi diferente. O número de ocorrências com vítimas reduziu 25% em comparação com o mesmo período do ano passado, caindo de 93 para 69.
Já nos acidentes sem vítimas a diminuição foi de 23%. Foram 122 ocorrências em 2015, contra 159 do ano passado. “Estes números nos deixam satisfeitos. Mostram que as medidas da Secretaria como campanhas de conscientização, radares fixos e móvel, dispositivos de segurança estão atingindo o objetivo de salvar vidas”, afirmou o titular da pasta, Antônio Alberto Casali.
Nova campanha
A Secretaria está organizando uma nova campanha de trânsito, em parceria com a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. A ação será realizada de 18 a 25 deste mês. “O objetivo é fazer com que motoristas, motociclistas e pedestres obedeçam à legislação e garantam um trânsito seguro na cidade”, finalizou Casali.