Ação encabeçada pela Secretaria Municipal de Trânsito vai agradecer os condutores na próxima semana por redução de acidentes
O secretário de Trânsito Alberto Casali apresentou a nova ação
Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
Motoristas e motociclistas de Votuporanga serão abordados na próxima semana em ruas e avenidas que cruzam a cidade para ouvir algo não tão comum no conturbado vai e vem de veículos: parabéns e obrigado. A ação faz parte de uma campanha que acontece no município para marcar a “Semana Nacional do Trânsito”. Segundo a Prefeitura, o objetivo é reconhecer o esforço dos condutores para um cenário mais seguro, que culminou na redução de 33% no número de acidentes com vítimas em 2015.
Os detalhes da campanha foram divulgados pelo secretário de Trânsito, Transporte e Segurança, Antônio Alberto Casali, em uma entrevista coletiva à imprensa na tarde de ontem. De acordo com o secretário, a ação contará com a presença dos agentes de trânsito e apoio do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Rodoviária, Tiro de Guerra, Área Azul, e Conseg (Conselho Comunitário de Segurança).
O Corpo de Bombeiros, agentes e as polícias farão blitz de conscientização de 21 a 25 de setembro, com entrega de folders da campanha com a seguinte frase: “Parabéns, motorista. Você fez a sua parte e o trânsito ficou mais seguro”. Também serão passadas noções de responsabilidade no trânsito, como por exemplo não enviar mensagens nem falar ao celular enquanto dirige, transporte de crianças dentro das normas de segurança, respeito aos pedestres, uso do cinto de segurança, respeito aos limites de velocidade e não estacionar em fila dupla quando levar o filho à escola.
Segundo o secretário, essas ações têm como objetivos estimular, reconhecer e, mais que isso, agradecer as boas práticas no trânsito. “É muito importante que na Semana Nacional do Trânsito a gente continue a dar esse exemplo positivo para que as infrações diminuam ainda mais”, explicou.
Números
Em 2015, o número de acidentes de trânsito com vítimas em Votuporanga apresentou queda significativa com relação aos últimos dois anos. No mês de agosto, a redução foi de 25% em comparação com o mesmo período do ano passado, caindo de 93 para 69.
Já em julho, as estatísticas de acidentes diminuíram em 46%. De acordo com dados da Polícia Militar, no mesmo mês em 2013, foram 187 ocorrências, enquanto que em 2015 foram apenas 100. Já em 2014, foram 136 acidentes com vítimas.