Adolescente de 12 anos de idade foi apreendido com porções de cocaína em praça do bairro Santa Amélia, na Zona Norte
Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
Um caso absurdo, mas que infelizmente ilustra a situação alarmante de tráfico envolvendo crianças e adolescentes foi registrado ontem em Votuporanga. Um menino de apenas 12 anos foi detido pela Dise (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes) com porções de cocaína, após denúncias de venda de substâncias ilícitas no bairro Santa Amélia.
A ação da Polícia Civil aconteceu por volta de 11h30. O adolescente já era investigado pela polícia, pois pairavam inúmeras denúncias de tráfico de drogas pelo mesmo. O tráfico ocorria em dois quiosques instalados pela municipalidade em uma praça no bairro Santa Amélia.
Ontem, os policiais ficaram espreitados nas imediações, verificando que o garoto fazia contato com viciados. Para a entrega, o adolescente dirigia-se até uma tubulação de águas pluviais, que fica próximo ao quiosque em que ele permanecia. Assim, diante da evidente movimentação da venda de drogas por parte do menor de idade, os investigadores promoveram a abordagem.
No entanto, no momento em que percebeu a aproximação da viatura, saiu correndo, dispensando pelo caminho um microtubo de plástico que continha cocaína, mas foi detido por uma das equipes. Em revista pessoal localizaram R$20 provenientes da venda de drogas. Durante as buscas na tubulação de onde o adolescente saía, foi localizada uma trouxinha de plástico a qual continha 15 tubos plásticos (eppendorf) com cocaína, idênticos ao que foi dispensado pelo adolescente.
No quiosque onde o menino foi primeiramente visualizado, também estavam outros três adolescentes, com os quais foram apreendidos valores em dinheiro, tudo indicando que iriam adquirir drogas. Diante das evidências acerca do delito, os policiais apreenderam o adolescente e o apresentaram na Dise.
Após análise sobre as circunstâncias que permeiam a autoria e materialidade do fato em questão, o delegado Antonio Marques do Nascimento, determinou pela apreensão do menor de idade. O adolescente será apresentado ao Juizado da Infância e Juventude da Comarca de Votuporanga, para deliberações posteriores. Apesar da tenra idade, o adolescente já possui passagens policiais por roubo, tráfico de drogas e receptação.