Daniel David sugere implantação de serviço municipal de resgate e atendimento veterinário a animais em situação de rua
Daniel David sugere implantação de serviço municipal de resgate e atendimento veterinário a animais em situação de rua (Foto: Assessoria)
Franclin Duarte
franclin@acidadefvotuporanga.com.br
O presidente da Câmara Municipal de Votuporanga, Daniel David (MDB), apresentou, na sessão ordinária desta semana uma indicação sugerindo à Prefeitura a realização de estudos técnicos e administrativos para a implantação de um serviço de resgate emergencial e atendimento veterinário para animais em situação de rua. A proposta é inspirada no modelo “Samu Pet”, criado recentemente pela Prefeitura de Jandira (SP).
Segundo Daniel, o objetivo é garantir socorro imediato, gratuito e humanizado a animais de pequeno, médio e grande porte encontrados em situação de abandono ou risco nas vias públicas. O serviço proposto incluiria veículo adaptado para atendimento móvel veterinário, semelhante ao funcionamento do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) voltado a pessoas.
A indicação cita como referência o programa implementado em Jandira, sob a gestão do prefeito Dr. Sato (PSD), onde foi contratada, por licitação, uma empresa especializada responsável pela captura, resgate, atendimento clínico, internação e alojamento dos animais. O presidente da Câmara argumenta que o sucesso da iniciativa naquele município demonstra a viabilidade da adoção de modelo semelhante em Votuporanga, com adequações à realidade local.
Daniel David defende que o projeto contribuiria para políticas públicas de bem-estar animal, promovendo ações efetivas de proteção, saúde e controle populacional de animais errantes, além de reforçar a segurança sanitária e ambiental do município. A proposta, conforme o texto, também atenderia a demandas da Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal e de protetores independentes que atuam na cidade.