Leidiane Sabino
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Entrevistado ontem pelo programa Jornal da Cidade, da Rádio Cidade, Ormélio Caporalini, responsável pela empresa Unitrans, disse que as mudanças e melhorias no transporte coletivo municipal serão implantadas no mês de maio. “Estamos trabalhando bastante para minimizar os problemas do transporte coletivo de Votuporanga”, disse.
A Unitrans conta hoje com 52 funcionários, sendo 38 motoristas. São quatro linhas de transporte: norte e sul (Pozzobon / Centro / Estação), leste e oeste (Paineiras / Centro / Eldorado).
Sendo o atraso dos ônibus o maior motivo das queixas, o projeto em elaboração visa resolver este problema. Ormélio destacou que as linhas em funcionamento hoje foram planejadas há 20 anos, quando a cidade era menor, com menos veículos transitando e distância menor entre os bairros. “Continuamos com as mesmas linhas, mas a cidade mudou. Foram instalados novos semáforos, vários sinais de parada obrigatória e a quantidade de carros e motos da aumentou”.
Entre as melhorias que Votuporanga tem oferecido em relação ao transporte público, está a implantação do Transporte Cidadão, com o subsídio da Prefeitura, o passageiro paga apenas R$1 pela passagem.
Para Ormélio, o problema do trânsito na área urbana no Brasil só pode ser resolvido com transporte público eficiente e de qualidade. “O prefeito Júnior Marão tem pensado nisso e a empresa busca soluções junto a órgãos ligados ao trânsito”, falou.
A Prefeitura fez um estudo planejado da cidade, contratou uma empresa para verificar onde e como implantar novas linhas de transporte público. As atuais quatro linhas se transformarão em oito.
Hoje são quatro ônibus circulando (em linhas urbanas) mais um na linha para Simonsen. “Passaremos a ter oito ônibus circulando. O ônibus que hoje faz, por exemplo, o trajeto Pozzobon/ Centro/ Estação (zona norte/ Centro/ zona sul) se transformará em duas linhas, sendo uma Pozzobon/ Centro/ Pozzobon (zona norte/ Centro/ zona norte) e a outra Estação/ Centro/ Estação (zona sul/ Centro/ zona sul), deixando de ir de um lado para o outro da cidade, passando a retornar do Centro da cidade para o mesmo bairro”.
Foi feito um cronograma para que quando a pessoa chegar no Centro, espere no máximo cinco minutos para pegar uma outra linha para o seu destino final. “Com o sistema de integração, que já existe, a pessoa tem uma hora, a partir do embarque, até fazer a integração (pegar outro ônibus no terminal). Como a linha tem a duração média de 30 minutos, ela consegue trocar de ônibus sempre precisar pagar uma nova passagem para seguir até seu destino, caso esteja cruzando a cidade, por exemplo”, explicou Ormélio.
Hoje, a programação de uma linha é de 30 minutos. “Impossível de ser feito até mesmo de carro. Esse percurso em 30 minutos foi prorrogado para 40 minutos. As novas linhas serão de 40 em 40 minutos”, contou. A empresa conta com três ônibus reservas para evitar que o atraso do ônibus impossibilite a integração. “Com esse novo sistema, evita-se esse problema de atraso e o risco de perder a integração, por que haverá, constantemente, ônibus fazendo essa ida e volta”, disse.
Desenvolvido há um ano, o planejamento chega agora em seus resultados finais, com a análise do estudo, a sua complementação e definição dos pontos que receberão mudanças, atendendo, inclusive, os novos bairros da cidade.
Ormélio explicou que a Unitrans conta também com ônibus adaptado, que passa por todas as linhas a cada duas horas e meia, conforme estabelecido em lei. O prefixo do ônibus é 2061, ele tem elevador em funcionamento, três portas e faz parte do transporte coletivo de Votuporanga desde 11 de maio de 2011.
A rodoviária, que já contou com 21 horários específicos do transporte coletivo, hoje não tinha mais demanda, mas a linha Parque das Nações via Jabuticabeira atenderá a rodoviária, passando a cada 20 minutos por lá.
O responsável pela Unitrans garantiu que 30 dias antes da inclusão das novas linhas, será realizada uma ampla divulgação.