Criada em 2008, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência foi determinante para que importantes avanços do setor fossem alcançados no estado desde então. A implantação da Rede de Reabilitação Lucy Montoro, com a inauguração de centros de excelência no tratamento e na reabilitação das pessoas com deficiência na capital e no interior, talvez seja a face mais visível desse processo. Mas certamente não é a única.
A adoção do Desenho Universal em moradias de interesse social, a ampliação da acessibilidade nos serviços públicos, o incentivo e o desenvolvimento de novas tecnologias, a capacitação de pessoas com deficiência. Uma lista de ações que vai além das aqui citadas e que se traduz em resultados práticos no dia a dia dos deficientes.
Nesta gestão é preciso avançar mais. Um dos aspectos que iremos trabalhar de maneira incansável será a ampliação do acesso dos deficientes ao mercado de trabalho. Toda a sociedade ganha com isso. Sempre que trazemos a diversidade para dentro de nossas vidas, de nosso cotidiano, crescemos como cidadãos. Participar da sociedade e da produção é estar inserido no mercado de trabalho.
Para tanto, a qualificação profissional é fundamental. O governo do estado irá, por meio de seus programas e de parcerias já iniciadas com a iniciativa privada, fortalecer e ampliar a capacitação e o aperfeiçoamento profissional para que as pessoas com deficiência possam ganhar autonomia e qualidade de vida. E que possam realizar suas vocações no mercado de trabalho, produzir de forma eficiente, contribuir para o crescimento econômico do estado.
Trata-se, portanto, de garantir cidadania plena às pessoas com deficiência. Mas trata-se, também, do fortalecimento e da diversificação de nossa economia. Temos muito trabalho pela frente. Melhor assim.
Linamara Rizzo Battistella é professora da FMUSP e secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência