Cidade
No Dia do Trabalho, Votuporanga novamente apresenta saldo positivo de empregos
O Ministério do Trabalho e Emprego divulgou, na manhã desta quarta-feira, os números do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados
publicado em 01/05/2025
O Ministério do Trabalho e Emprego divulgou ontem os dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Foto: A Cidade)
Daniel Marques
daniel@acidadevotuporanga.com.br
O Ministério do Trabalho e Emprego divulgou, na manhã desta quarta-feira (30), os números do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) referentes ao mês de março e Votuporanga novamente ficou com saldo positivo na geração de empregos com carteira assinada.
Os dados mostram que o saldo entre contratações e demissões fechou em nove postos de trabalho criados. São 1.220 admissões contra 1.211 desligamentos. O setor da indústria admitiu 380 trabalhadores e demitiu 335, portanto um saldo de 45 postos de trabalho.
A construção civil demitiu 55 pessoas e admitiu 40, resultando, resultando em -15 vagas. Por sua vez, o comércio teve -9 vagas, porque contratou 351 trabalhadores e demitiu 360.
O setor de serviços também ficou no vermelho (-9 vagas). São 439 contratações e 448 demissões. No ramo da agropecuária, 10 pessoas foram contratadas e 13, dispensadas, resultando em -3 postos.
O Caged é um sistema que coleta e divulga informações sobre o mercado de trabalho formal. Ele monitora os registros de admissões e desligamentos de trabalhadores em empregos formais, ou seja, aqueles que possuem carteira assinada (regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT).
O saldo de empregos criados em um determinado período é calculado subtraindo-se o número de desligamentos do número de admissões no mesmo período. O saldo positivo indica que foram criados mais empregos formais do que perdidos, sinalizando crescimento no mercado de trabalho.
Nacional
O Brasil encerrou o mês de março com saldo positivo de 71.576 empregos com carteira assinada. O resultado decorreu de 2.234.662 admissões e de 2.163.086 desligamentos.
Em março do ano passado, o saldo positivo foi de 244.315 empregos. Segundo o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, a diferença pode ser explicada pelo fato de o carnaval deste ano ter caído em março, em vez de ser em fevereiro, como normalmente ocorre.
No acumulado do ano (janeiro/2025 a março/2025), o saldo foi de 654.503 empregos, resultado de 7.138.587 admissões e 6.484.084 desligamentos.
Segundo Marinho, os resultados do Caged de março são uma sinalização para a possibilidade de redução da taxa de juros no país.
“De repente isso deixa o povo do Banco Central feliz, quem sabe eles possam com isso tirar o pé do freio da contenção e liberar a economia para funcionar melhor. Está na hora de falar em parar de aumentar a taxa Selic e falar em reduzir a taxa Selic. Essa é a mensagem do mercado de trabalho”, disse.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2025/05/no-dia-do-trabalho-votuporanga-novamente-apresenta-saldo-positivo-de-empregos-n83836