Apenas no mês de fevereiro foram 10 motocicletas subtraídas em Votuporanga, a Polícia Militar conseguiu recuperar todas
Moto encontrada com um menor neste mês, ela havia sido furtada na cidade de Tanabi
Nathalia Almeida
nathalia@acidadevotuporanga.com.br
Desde o início de 2015 furtos a motocicletas tem sido um delito que chama à atenção da população e da Polícia Militar de Votuporanga. Até agora foram 22 veículos furtados na cidade, na maior parte dos casos as motos tem sido o alvo favorito dos ladrões. Só em fevereiro, as infrações deste tipo chegaram a 11 casos, desses, 10 eram relacionados a motocicletas. Do início de fevereiro até o momento, a Polícia Militar conseguiu recuperar as 10 motos, mas desde o começo do ano já foram localizados 15 veículos.
Em relação ao início do ano passado o número de furtos reduziu. Os meses de janeiro e fevereiro de 2014 somaram 27 casos, a Polícia Militar conseguiu encontrar quase 50% dos veículos desaparecidos em Votuporanga.
A Polícia Militar explicou que a maioria das motocicletas foram encontradas em abordagens policiais ou abandonadas em bairros onde a incidência de tráfico e consumo de drogas é constante. Para controlar o número de furtos que tem ocorrido na cidade, a cada nova denúncia, a Polícia tem direcionado viaturas ao local de origem do furto para conseguirem prevenir novas ações.
O comandante da 3 ª Cia da Polícia Militar, capitão Edson Fávero, explicou que as motocicletas encontradas pela PM apresentam sempre o mesmo padrão. “As motocicletas furtadas apresentam as seguintes características e semelhanças: vários anos de uso, o que facilita serem ligadas por chaves “michas”, geralmente estão estacionadas por longo tempo em via pública, destravadas e até mesmo com chave de ignição no contato. Dos 10 veículos localizados neste mês, vários deles foram recuperados em posse de adolescentes infratores viciados em droga, na maioria dos casos eles são conduzidos à Delegacia de Polícia e simplesmente liberados a seus pais, que já não conseguem controlar os filhos que voltam a cometer crimes”.
O capitão ainda contou que as maiorias dos adolescentes furtam veículos para retirarem peças em troca de entorpecentes.
Atenção
Para que os proprietários de motocicletas não tenham seus veículos levados por delinquentes a Polícia Militar deu algumas dicas de prevenção, como não deixar as motos estacionadas por longos períodos em ruas de pouco movimento durante a noite, não deixar as motocicletas destravadas e nunca deixar a chave no contato.
O capitão ainda recomendou a ligação imediata para a polícia em caso de furto. “A ligação logo após a ocorrência pode contribuir para a prisão em flagrante dos infratores e recuperação do veículo com mais facilidade e agilidade”, finalizou.