Fogo na manhã de ontem atingiu cerca de 300 alqueires entre Parisi e Pedranópolis; fumaça foi vista a quilômetros de distância
Jociano Garofolo
A tarde de ontem foi quente e de muita apreensão para moradores da região rural de Parisi, próximo à divisa com o município de Pedranópolis. Um incêndio, que teria começado em uma máquina de uma usina, se alastrou e tomou proporção gigantesca. Ao menos quatro sítios foram atingidos. Uma área de aproximadamente 300 alqueires foi destruída. Animais correram risco de serem queimados vivos e foram resgatados às pressas.
O fogo começou por volta das 11h30. Segundo relatos de moradores, após ter iniciado em uma máquina a serviço de uma usina de etanol da região, as chamas atingiram plantas secas e, rapidamente, se tornaram incontroláveis. Áreas de pastagens e plantações inteiras de cana de açúcar foram incineradas. A equipe do A Cidade presenciou o momento em que uma área com mata nativa foi devorada pelo fogo.
Em uma propriedade, um curral foi inteiramente queimado. Áreas de pastagens também viraram cinzas e alguns moradores tiveram que abandonar as casas temporariamente.
O Corpo de Bombeiros de Votuporanga foi acionado e enviou o caminhão autobomba e uma viatura menor ao local. Com grande esforço, bombeiros encararam o fogo e tiveram muito trabalho para conter as chamas. Caminhões com água a serviço das usinas também se deslocaram. Uniram-se à frente de combate ao incêndio os sitiantes.
As cinzas foram levadas pelo vento para Votuporanga e começaram, a cair sobre a cidade por volta da uma hora, chamando a atenção da população. Uma nuvem pôde ser vista a quilômetros de distância.
O incêndio foi finalmente contido no final de tarde.
Os proprietários ainda vão contabilizar o prejuízo e um boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia de Polícia de Parisi. Apesar do perigo, não havia registros de feridos.