Helicóptero Águia chamou atenção da população após pouso inesperado em avenida da cidade, durante operação “Liga de Delos”
Jociano Garofolo
Votuporanga viveu ontem e na madrugada de hoje, uma verdadeira invasão de policiais militares, por terra e também por ar. A Operação “Liga de Delos” foi desencadeada com a presença de dezenas de viaturas e policiais de ao menos 30 municípios da região. O helicóptero Águia também esteve presente e impressionou moradores do bairro Bom Clima, após efetuar pouso na avenida Ângelo Bimbato, no Centro de Lazer do Trabalhador.
A Liga de Delos, que dá nome à operação, foi uma liga militar organizada por Atenas durante as Guerras Médicas. Tinha como principal objetivo a defesa das cidades gregas de Atenas e Delos de um ataque persa. Sua sede era na cidade de Delos. Da mesma forma, o efetivo policial de várias cidades da região se reuniu em Votuporanga com o objetivo de proteger o município.
Os trabalhos foram comandados pelo major Luiz Roberto de Oliveira Vicente, que foi recepcionado pelo capitão Édson Fávero, comandante da Polícia Militar de Votuporanga. A operação teve início às 15h, com a concentração de viaturas policiais no Centro de Lazer do Trabalhador, e terminou às 4h de hoje.
É a quarta vez que o Comando de Policiamento do Interior-5, o qual Votuporanga integra, realiza esse tipo de operação. Após a concentração de viaturas, policiais se deslocaram para todos os cantos da cidade. Em avenidas de movimento intenso, como João Gonçalves Leite e Antônio Augusto Paes, foram montados piquetes. Nas primeiras duas horas, foram fiscalizados 27 veículos e 17 motocicletas.
Policiais também foram aos bairros e realizaram dezenas de abordagens. Segundo a Polícia Militar, o objetivo da operação é passar tranquilidade para a população e mostrar que a Polícia Militar está presente na sociedade. O foco das ações envolveu pontos conhecidos de criminalidade e tráfico de drogas. O balanço oficial deve ser divulgado ainda hoje.
Helicóptero Águia
Moradores do bairro Bom Clima, na região do Assary Clube de Campo, tiveram uma tarde incomum, por causa da operação. Afinal, não é todo dia que um helicóptero aterrissa em meio a uma avenida.
O helicóptero Águia pousou, levantando uma nuvem de poeira, e ficou na avenida Ângelo Bimbato por cerca de meia hora. Após isso, efetuou voos sobre a Zona Norte da cidade e, em seguida, seguiu para Fernandópolis. Por volta das 17h45, voltou para Votuporanga e passou sobre a rua Amazonas, prosseguindo na sequência para a base de São José do Rio Preto.