Duas locomotivas e pelo menos três vagões passaram reto por desvio ao lado do antigo pátio da Fepasa; trilhos foram destruídos
Jociano Garofolo
Moradores do Pátio da Fepasa, um conjunto de casas construídas para os antigos trabalhadores ferroviários, ao lado da Estação de Votuporanga, ficaram assustados no fim da manhã de ontem, após uma composição sair dos trilhos. Vizinhos da linha férrea se assustaram com o barulho, seguido da poeira que se levantou. O acionamento de um desvio mal realizado pode ter causado o acidente.
O trem, puxado por duas locomotivas, com dezenas de vagões tanques, seguia com destino ao Mato Grosso do Sul, segundo afirmação de funcionários terceirizados e da ALL (América Latina Logística, empresa responsável pela linha férrea), que trabalhavam no local. O acidente aconteceu pouco antes das 11h30.
Quando a composição se aproximava da Estação Ferroviária, o maquinista observou que um desvio, dos quatro trilhos existentes no trecho, estava posicionado de maneira errada. O freio foi acionado, mas não com tempo suficiente de evitar que vários dormentes fossem arrastados.
A locomotiva que estava na frente e quase todos os trilhos do trecho foram danificados. Dois vagões tanques quase tombaram. Durante a tarde de ontem, dezenas de funcionários trabalharam para liberar o local, o que foi viabilizado.
Moradores do Pátio da Fepasa contaram à reportagem do A Cidade que o susto foi muito grande. Uma mulher que estava em uma casa vizinha disse que após o estrondo a casa foi atingida por uma nuvem de poeira. Como não houve prejuízo além do patrimônio da própria empresa, e nem registro de vítimas, o caso não foi comunicado à polícia e nem aos bombeiros. A ALL abrirá uma sindicância interna para apurar as causas do acidente.