Dados da Secretaria de Segurança Pública indicam que os roubos partiram de 2 casos em março, para 19 em abril, e agora para 34
Jociano Garofolo
Votuporanga vive nos últimos meses uma verdadeira onda de assaltos. Farmácias, padarias, mercados e, principalmente, pedestres foram alvos da ação de criminosos armados, que desde o mês de março, vem apavorando cada vez mais a população. Segundo dados divulgados ontem pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, foram 34 casos no mês passado, ou seja, mais que um crime desta modalidade por dia.
Os números assustam, já que, nos últimos dois anos, quando as estatísticas da criminalidade e de atividades policiais começaram a ser divulgadas, nunca foi registrado índice parecido no município. Em 2013, por exemplo, os meses com maior número de roubos foram março e setembro, com apenas 11 casos. Já em 2012, o mês em que os assaltantes agiram mais foi junho, com 17.
Mas o que explica esse aumento da ação criminosa? Em entrevistas recentes, autoridades policiais têm afirmado que o crescimento da cidade tem atraído a ação dos assaltantes. Por conta disso, a orientação é de que haja cautela, tanto para quem caminha pelas ruas, quanto para os proprietários de estabelecimentos e, principalmente, que não se reaja frente ao bandido.
Os 34 casos de roubos registrados em maio dão sequência à crescente já percebida no mês passado. Conforme reportagem divulgada no A Cidade em maio, o crescimento naquele mês foi de 950%, de 2 para 19 casos registrados no Plantão Policial e DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de Votuporanga. Em comparação com maio do ano passado, o índice triplicou.
Também chama a atenção se for comparado o número de assaltos de janeiro a maio deste ano, com o total registrado em anos anteriores. Em 2014, foram contabilizados até o quinto mês, 73 roubos, enquanto os 12 meses de 2013 somaram 85 casos.
Já em 2012 inteiro foram 80 ações de criminosos que agiram por meio de ameaças contra as vítimas.
Ação policial
Ao mesmo tempo em que a Secretaria divulga os números das ocorrências policiais, também são tornadas públicas as ações positivas durante o período. Nos cinco primeiros meses de 2014 foram realizadas 130 prisões em flagrante pelas polícias Militar e Civil em Votuporanga.
Foram presos e reconhecidos pelas vítimas, por exemplo, três homens apontados como os “assaltantes da Honda Biz”. No final de maio, também foi preso um dos envolvidos no assalto a um taxista, no bairro Estação, que acabou sendo atingido por um tiro no braço. Também foi para atrás das grades um indivíduo que teria assaltado uma barbearia na Vila América, uma pizzaria na rua Amazonas e uma padaria na rua Das Américas. Todos os casos, assim como os que aconteceram no mês de junho foram ou estão em investigação na DIG.