Assaltos subiram de maneira impressionante em abril em comparação a março, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública
Jociano Garofolo
Foi divulgado, no início da noite de ontem, pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, o balanço mensal das ocorrências policiais em todas as cidades. Em Votuporanga, como já é percebido pela população devido às constantes notícias dos últimos dias, o destaque negativo foi para o número de roubos (crime caracterizado quando há contato com a vítima, por meio de violência ou ameaça, para subtrair).
Segundo os dados, o número deste delito disparou de dois casos, no mês de março, para 19 no mês de abril, o que representa um aumento de 950%. Muitas ocorrências tiveram como mira os pedestres, em ações em que os bandidos usaram motocicletas para abordar as vítimas e levar telefones celulares.
Estabelecimentos comerciais também foram alvos, principalmente farmácias e drogarias. Com isso, de janeiro até abril, Votuporanga soma 39 roubos.
Campanha
Nesta semana, a Polícia Militar de Votuporanga divulgou materiais de panfletagem, que serão distribuídos à população com importantes dicas de segurança pessoal. No caso dos roubos, a PM orienta aos pedestres que “ao sair de casa, leve quantia necessária para pequenas despesas e deixe objeto de valor para quando for sair acompanhado”.
Outros crimes
Por outro lado, os furtos (quando não há violência ou grave ameaça para subtrair) tiveram ligeira queda de um mês ao outro, de 120 para 115 casos. Já os furtos de veículos aumentaram de 14 para 26. Outro número com aumento significativo é referente às lesões corporais em acidentes de trânsito na cidade, que de 84 em março, chegou a 102 em abril.
Com relação a outros crimes no mês passado, Votuporanga registrou um assassinato, um homicídio culposo (quando não fica caracterizada intenção de matar) em acidentes de trânsito, 44 lesões corporais, dois estupros e 14 tráficos de entorpecentes (mesmo número de março).
Contra-ataque
Junto com os dados das ocorrências, é divulgado também o item “produtividade policial”, que mostra as ações da polícia do município no combate ao crime. No mês de abril, sete armas de fogo foram apreendidas, 24 pessoas foram presas em flagrante, nove foram detidas por mandado e 123 inquéritos foram instaurados.