Colisão frontal entre carro e carreta canavieira vitimou quatro pessoas da mesma família e adolescente de 13 anos
Jociano Garofolo
Magda, na região de Votuporanga, com seus 3,2 mil habitantes, acordou um pouco mais cedo e mais triste na manhã de ontem, com a notícia de um violento acidente que matou cinco moradores do município. Quatro pessoas da mesma família e uma menina de 13 anos de idade, que voltavam da apresentação musical de Zezé di Carmargo e Luciano na Expo de Fernandópolis, perderam as vidas de maneira brutal, após o automóvel em que estavam colidir frontalmente contra uma carreta canavieira.
Morreram no acidente Karin Kolano de Jesus, de 34 anos; o marido dela e condutor do carro, Vandregil de Jesus, de 33 anos; a filha do casal, Keity Kolano de Jesus, 14 anos; uma amiga dela, Diana Soares de Oliveira, 13 anos e o irmão de Karin, Kelvin Kolano, de 21 anos de idade. A notícia do acidente, que aconteceu a apenas três quilômetros de Magda, correu rápido e dezenas de moradores da cidade e familiares foram ao local e viram, consternados, um cenário de destruição e morte.
A ocorrência aconteceu por volta das 2h15, na estrada vicinal que liga Valentim Gentil a Magda, a conhecida estrada da “prainha”. Segundo informações obtidas no local, as vítimas estavam em um automóvel Ford Ecosport preto, com placas de Nova Castilho. Segundo a versão apresentada pelo motorista do caminhão bitrem aos policiais, o carro teria ultrapassado em uma subida outra carreta, em faixa contínua, ou seja, em local onde a manobra era proibida. No topo da subida, colidiu de frente com o veículo maior.
O impacto foi tão forte, que o Ecosport ficou prensado na parte debaixo do caminhão. Rapidamente, o Corpo de Bombeiros de Votuporanga e viaturas do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foram acionados. Quando chegaram ao local, foi constatado o óbito de quatro vítimas primeiramente.
Com um cabo de aço, o automóvel foi separado da frente do caminhão. A partir daí teve início o trabalho de retirada dos corpos das ferragens. A violência do impacto foi tão monstruosa que o motor do carro se desprendeu e foi localizado no eixo dianteiro da carreta. As vítimas, que estavam no banco de trás, ficaram com os corpos unidos. Tanto que só após uma olhada mais minuciosa, os bombeiros conseguiram notar a presença da quinta pessoa. Após a ação da Polícia Científica e um trabalho maçante dos bombeiros, que durou quase duas horas e interditou a estrada para o trânsito, os corpos foram, finalmente, retirados.
Vítimas
Kelvin e Karin eram filhos do dono de uma loja de materiais para construção de Magda. A moça e Vandregil deixaram uma filha de três anos. Já Keity e Diana eram amigas e a morte delas causou grande comoção entre os jovens.
Durante todo o dia, foram inúmeras mensagens de apoio às famílias nas redes sociais. O velório das vítimas parou a cidade. Os corpos dos cinco mortos foram sepultados no cemitério municipal de Magda.