Ação, em parceria com Ministério Público e com apoio do Poder Judiciário e Conselho Tutelar, deteve 11 adolescentes
Jociano Garofolo
Grande reclamação de quem frequenta a praça São Bento, principalmente no período noturno e às quintas-feiras, quando acontece a feira livre, está sendo combatida por uma ação conjunta da Polícia Militar, Ministério Público, Poder Judiciário e Conselho Tutelar. Uma operação desencadeada anteontem deteve pelo menos 11 adolescentes com bebidas alcoólicas e um maior de idade, flagrado fornecendo destilado para menores de idade.
A operação contou com pelo menos 20 policiais militares, que fizeram patrulhamento a pé pela praça e também por viaturas, pelas ruas próximas da região. Na ação, 11 adolescentes foram detidos em situação de risco, e encaminhados ao Plantão Policial Permanente.
Seis deles foram liberados após pais ou responsáveis serem informados da situação e comparecerem na delegacia. Os outros cinco foram entregues ao Conselho Tutelar. Segundo a Polícia Militar, a ação deve se repetir, sem prazo para terminar.
“A Polícia Militar, juntamente com o Ministério Público, organizou a operação com vista a menores de idade que estão na praça ingerindo bebidas alcoólicas e entorpecentes. Juntamente com o Conselho Tutelar e com o Poder Judiciário, começamos nesta quinta e não sabemos o tempo que vai durar. Vamos estar presentes até a gente extinguir essa situação de risco dos jovens”, disse o 2º tenente Cláudio Ziroldo, da Polícia Militar de Votuporanga.
Problemas
Apesar do esforço das autoridades, a equipe de reportagem do A Cidade constatou que alguns fatores, de responsabilidade do poder público, contribuem para que jovens utilizem a praça São Bento para atos ilícitos. Na noite de quinta-feira, durante a operação, pelo menos nove lâmpadas distribuídas pela praça estavam apagadas. Próximo à fonte, perto do relógio, a situação é de penumbra, o que facilita que os adolescentes aproveitem para ingerir bebidas ou drogas, com mais facilidade, sem serem vistos.
Sobre a questão da iluminação pública, a Prefeitura, por meio de sua assessoria de comunicação, enviou uma nota ao A Cidade. “A Prefeitura de Votuporanga entrou em contato com a empresa responsável pela manutenção da iluminação pública na cidade desde o início de janeiro que afirmou não ter chegado nenhuma reclamação pelos meios oficiais para dar ordem na execução do serviço, que seriam os telefones 0800-761-1212 ou (17) 3422-1212, porém, o serviço de substituição das lâmpadas na Praça São Bento será executado.
A Prefeitura alerta que todos os moradores que tiverem alguma reclamação de lâmpadas de postes queimadas ou qualquer outro serviço de manutenção da iluminação pública devem entrar em contato com a empresa pelos números de telefones citados para formalizar a reclamação e para que a empresa tenha conhecimento da demanda e solucione o problema. O atendimento do 0800 funciona das 8h às 22h e do telefone fixo no horário comercial de segunda a sexta-feira. A Ouvidoria Municipal da Prefeitura de Votuporanga também está apta a esclarecer dúvidas ou, até mesmo, atender a reclamações e sugestões pelo telefone gratuito 0800-770-3590".
Outro fator que dificulta o patrulhamento da Polícia Militar no interior da praça são os obstáculos de concreto implantados durante a revitalização, entregue em fevereiro de 2011. Segundo informações obtidas com policiais, dificulta a ação rápida e eficiente quando há uma denúncia por parte da população, de que jovens estão usando drogas no interior da praça.