Todos apresentavam quadro clínico de envenenamento; PM registrou boletim de ocorrência de maus tratos aos animais
Alex Pelicer
alex@acidadevotuporanga.com.br
Nove animais, sendo oito cachorros e um gato, foram encontrados mortos por moradores do bairro Noroeste na noite da última segunda-feira. Populares relataram que outros foram encontrados, também sem vida, no dia anterior. A principal suspeita é que todos tenham sido envenenados. Os animais foram recolhidos ao centro de zoonoses da cidade.
Todos os cães e gatos encontrados estavam jogados espalhados por diversos pontos do bairro. Segundo relatos de populares, alguns ainda agonizavam quando a Polícia Militar foi acionada, mas nada pode ser feito, a não ser assistir a triste cena daquela dolorosa morte.
Todos apresentavam os mesmo sintomas gastrintestinais (salivação intensa, vômitos), hemorragias e dificuldade respiratória. Quadro típico de envenenamento.
A estudante Evellyn Alves Olveira, 16 anos, perdeu dois 'companheiros' como ela definiu. O primeiro a ser encontrado foi Puff, cão da raça poodle, de três anos. Logo depois, a jovem localizou seu segundo animal de estimação, Boris, raça não definida, de quatro anos.
"Eu sai de casa e primeiro e uma moça disse que tinha um poodle morto, quando me aproximei vi era o Puff. Depois meu pai chegou disse ter avistado um cão que parecia o Boris. Quando nós voltamos ao local, realmente era ele. Vi o Boris nascer e agora vi ele morto. Mataram os dois animais que eu tanto amava" conta bastante emocionada a jovem.
Com a chegada as primeiras viaturas da PM, o centro de Zoonoses também foi acionado. Funcionários começaram a juntar os corpos dos animais. Assim que eram localizados, eram levados para um ponto, onde seriam recolhidos. Um a um eram colocados lado a lado. A cena impressionou e chocou muitos moradores.
Peritos da Polícia Científica também compareceram ao local. A PM registrou boletim de ocorrência de maus tratos aos animais.
Leonardo Brigagão, presidente da Spavo (Sociedade Protetora dos Animais de Votuporanga) usou seu perfil e manifestou indignação através das redes sociais.
"Estou de luto pelo o que aconteceu nesta segunda-feira com vários cachorros, que foram envenenados aqui na cidade de Votuporanga-SP. Infelizmente existem pessoas desprezíveis em nosso meio que têm a coragem de cometer uma crueldade desta" disse.
"Não posso definir uma pessoa desta como ser humano, muito menos animal, pois os seres irracionais seriam ofendidos. Este ser desprezível deve ser de um mundo sombrio, desconhecido, no qual precisa de ajuda para voltar a ser um cidadão inteligente" completou Brigagão.
Medo
A insegurança e o medo de novas mortes mudaram completamente a rotina de quem tem um animal de estimação no bairro Noroeste. A dona de casa, Sonia Gonsales, diz que seus animais não saíram mais nas ruas.
"Vou trancá-lo dentro de casa. Dificilmente o deixava sair, no máximo dar uma volta na rua, mas sempre ficava de olho. Agora ele só irá sair comigo no carro. Além do cachorro, tenho uma gata. Eles são meus bebes".