Além das prisões, também foram apreendidas, em uma segunda ocorrência, cerca de seis quilos de entorpecentes e uma arma de fogo
Alex Pelicer
alex@acidadevotuporanga.com.br
Policiais da Dise (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes) realizaram duas operações ontem. Na primeira ocorrência, no bairro Matarazzo, duas pessoas foram detidas por tráfico de drogas. Já no São Cosme, na segunda operação, policiais apreenderam uma arma e quase seis quilos de entorpecentes – sendo cinco quilos de maconha e pouco mais de 950 gramas de crack.
De acordo com informações da Polícia Civil, pouco antes das 11h, após denúncias anônimas, as equipes se deslocaram até a rua Joaquim Franco Garcia, no bairro Matarazzo, onde as informações citavam que os traficantes ficam estrategicamente em uma construção desabitada daquela via.
Já o entorpecente comercializado, era escondido em um terreno baldio no lado oposto da residência abandonada. Desta forma, os traficantes retiravam a droga do esconderijo apenas na hora de entregá-la ao comprador.
Policiais passaram observar a movimentação do local e flagraram um adolescente de 16 anos e D.M.C.F., 19 anos, que faziam uma espécie de rodízio, um por vez ia até o terreno baldio, pegava o entorpecente e entregava aos compradores.
Em determinado momento, quando a dupla iria realizar a entrega de um invólucro a dois motociclistas foi feita a abordagem. Os condutores das motos conseguiram fugir em direção oposta aos policiais. Além da dupla, também estavam no local mais quatro pessoas, sendo um deles menor de 13 anos.
Em busca pelo terreno, foi encontrada uma sacola plástica com oito grandes invólucros contendo cocaína que, quando fracionada renderia, cerca de 126 porções para venda. Também foi localizado um tablete de maconha que renderia cerca de oito ‘trouxinhas’.
Todos os envolvidos foram conduzidos à Dise. O adolescente de 16 anos e D.M.C.F. já tinham passagem por tráfico e ficaram detidos, sendo encaminhados para cadeia pública local. Já os outros quatro rapazes foram liberados e serão chamados para prestarem depoimentos.
Entorpecentes e arma apreendidos
Há quatro meses, policiais vinha investigando A.C.P., 27 anos, vulgo Zinho, por tráfico de entorpecente. Na tarde de ontem, uma denúncia anônima, informava que o acusado realizaria uma entrega de entorpecentes. As equipes se deslocaram até a rua Deoclécio Lasso, no Bairro São Cosme.
De acordo com denúncias, A.C.P., usaria um VW/Gol branco para realizar a entrega da droga. O suspeito também fazia o uso de uma motocicleta Yamaha, de cor branca, com a qual, antes de sair com o veículo, fazia a ronda com o intuito de verificar a existência de viaturas policiais pelas imediações.
Por volta das 14h30, as equipes se deslocaram rapidamente e se espreitaram nas proximidades para surpreender o acusado. No entanto, Zinho novamente utilizou a moto para fazer a varredura e acabou identificando as viaturas, mesmo descaracterizadas e fugiu.
Policiais então realizaram buscas na residência e no automóvel. No quintal da casa foram encontrados dois tabletes grandes de maconha, pesando aproximadamente 495 gramas.
Em um terreno, ao lado do imóvel de Zinho, foi encontrado enterrado um saco plástico de cor preta, sete tijolos de maconha prensada, pensando aproximadamente 4,6 quilos. Também foram localizadas quatro grandes pedras de crack, totalizando 935 gramas.
No interior do veículo, no compartimento do porta-luvas, foi encontrada uma trouxinha de plástico verde, que continha 78 pequenas porções de crack, embaladas em papel alumínio, prontas para a comercialização, além de um revólver calibre 32, com numeração raspada.
No interior do imóvel, policiais localizou vários pedaços de plástico com cor idêntica àquelas que revestiam as drogas, um isqueiro utilizado para vedar as porções, um rolo de papel alumínio, R$ 280 e um caderno com anotações alusivas à contabilidade do tráfico de drogas. Todo material foi recolhido à Dise.