Em últimas 24 horas, seis pessoas foram detidas e mais de um quilo de entorpecente foi apreendido; Um dos homens detido faz parte do PCC
Alex Pelicer
alex@acidadevotuporanga.com.br
Uma operação realizada pela Dise (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes) de Votuporanga apreendeu seis pessoas ligadas ao tráfico de drogas, todas da mesma quadrilha, em um intervalo de tempo inferior a 24 horas. As investigações sobre a movimentação do grupo começou há três meses.
De acordo com a Polícia Civil, a primeira apreensão aconteceu na noite da última segunda-feira, no bairro São Cosme. Através das investigações, policiais chegou a A.L.A, 26 anos, conhecido como ‘Pistolinha’, suspeito de ser um dos cabeças do grupo.
Viaturas descaracterizadas pararam em pontos estratégicos, nas proximidades da casa do suspeito e passaram a acompanhar a movimentação.
Foi quando um veículo VW/ Gol, conduzido por S.L.A.V., 32 anos, acompanhado de seu irmão J.C.A.V., 26 anos, parou na casa de A.L.A e o trio seguiu para um outro imóvel do mesmo bairro, onde a moradora era a responsável por manter a guarda e vigilância das drogas comercializadas.
Ao deixaram o local, ainda dentro do automóvel, o três homens foram abordados. Em revista pessoal, foram encontradas quatro porções de maconha, embaladas em plástico branco.
No interior do automóvel, escondida no compartimento dos fusíveis, foi localizada uma grande pedra de crack pesando aproximadamente 100 gramas.
Policiais retornaram até á casa de “Pistolinha” e, em busca pelo imóvel, apreenderam uma porção grande de maconha, além de telefones celulares, dinheiro, entre outros objetos.
Na segunda residência, onde os entorpecentes eram guardados, a morada não foi encontrada. Em um dos quartos no fundo de um guarda-roupas, policiais localizaram mais 850 gramas de crack, fracionadas em pedras grandes e pequenas.
Ainda no mesmo cômodo, também foram localizadas uma balança de precisão, isqueiro, tesoura e demais petrechos para embalar drogas, além de documentos pessoais da moradora. Viaturas seguiram para residência de S.L. e J.C. onde encontraram outra pedra de crack.
Segunda apreensão
Na tarde de ontem, as equipes da Dise voltaram às ruas com viaturas descaracterizadas novamente, e em um posto combustível da avenida Emílio Arroyo Hernandes, localizaram I.P.F, 28 anos e R.B.L., 29 anos.
A dupla foi abordada e, em busca pessoal, policiais localizaram uma porção de crack pensando 50 gramas e uma balança de precisão. As equipes se deslocaram até o imóvel de F.N.S.L, 22 anos. Ela teria a função de cuidar dos entorpecentes.
Nas duas ocorrências, o seis envolvidos foram primeiramente conduzidos ao setor de entorpecentes da Polícia Civil, onde a ocorrência foi registrada e, posteriormente, transferidos para cadeia pública local. Já F.N. será encaminhada à cadeia feminina de General Salgado.
Investigações
De acordo com o delegado Antônio Marques do Nascimento, as prisões realizadas nas últimas horas foram graças às investigações que o setor de entorpecentes vem realizado. “Já vínhamos investigando este grupo há mais de três meses. E recebemos informação que na manhã de hoje (ontem) mesmo com as prisões dos dias anteriores, uma nova entrega seria realizada. Avistamos os investigados e próximo ao posto de combustível, realizamos a prisão deles”.
Durante as apreensões, foi solicitado o apoio da Polícia Militar, e uma equipe da Força Tática acompanhou o desfecho da operação, encaminhando os dois elementos detidos a DIG.
“Mesmo com toda droga e envolvidos apreendidos, nosso trabalho ainda não terminou e as investigações continuam”, concluí o delegado.
Primeiro membro detido
A primeira prisão de um membro desta quadrilha aconteceu no dia 11 de setembro, quando A.L.A., 29 anos, teria seguido para São José do Rio Preto, onde buscaria entorpecente para revender em Votuporanga.
Equipes da Dise se posicionaram na extensão da rodovia Euclides da Cunha e, ao avistar o suspeito, passaram a segui-lo à distância. Já no perímetro urbano, próximo ao pontilhão de acesso do bairro São Cosme, policiais realizaram a abordagem e precisaram efetuar disparos contra os pneus do automóvel porque o homem tentou fugir.
Com o homem detido, duas grandes porções de cocaína, pesando aproximadamente cem gramas, foram localizadas.