Serão 45 dias de atividade intensiva, onde militares estarão aptos para salvamento e buscas subaquáticas de cadáver
Militares do Corpo de Bombeiros realizam treinamento de salvamento e resgate
Alex Pelicer
alex@acidadevotuporanga.com.br
Militares do Corpo de Bombeiros de todo Estado estão realizando atividades de mergulhos, em Votuporanga. Nos próximos 45 dias, o grupo será submetido ao treinamento em diversas situações. A princípio, serão realizadas em piscinas. Mas já nas próximas fases, os exercícios serão praticados em rios da região.
De acordo com Tenente do Corpo de Bombeiros de Votuporanga, Alex Brito, a ação visa formar mergulhadores aptos para salvamento e buscas. “As atividades de mergulho deixam o bombeiro preparado para salvamento de pessoas afogadas e também pesquisa de cadáver”, afirmou.
São dois meses de processo seletivo. “Começamos o curso com quase 50 bombeiros. E durantes as fases de avaliações médicas, físicas, houve cortes. Hoje estamos com 16, mas nesta etapa ainda podem acontecer reduções”, disse o tenente.
Diferente do mergulho esportivo, onde o aluno tem instrução e horas depois está realizando a atividade, para o curso do Corpo de Bombeiros é necessário 45 dias de treinamento intensivo. “Atividade que praticamos é de alto risco. Mergulhador, muitas vezes, está debaixo d’água sem visibilidade nenhuma, pois em muitos rios, a água é bastante turva. Então existe o risco do militar ficar preso em árvores ou até em redes de pescas, quando está submerso” diz Brito.
Os primeiros exercícios são realizados em piscinas. “São feitos em ambiente controlado. Nos próximos dias, aumentaremos o grau de dificuldades, todos passaram a fazer exercícios com os olhos vendados. E, posteriormente, em águas abertas”.