Durante operação blecaute, policiais 'cruzaram os braços' das 10h às 16h; Novas paralisações não são descartadas
Alex Pelicer
alex@acidadevotuporanga.com.br
Todos os departamentos da Polícia Civil de Votuporanga aderiram paralisação que faz parte da 6ª Operação Blecaute. Apesar de estarem com as portas abertas, profissionais realizaram atendimento ao público, exceto casos de flagrantes, até as 16h de ontem.
O ato é organizado pela Adpesp (Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo), com o apoio do Sindpesp (Sindicato dos Delegados do Estado de São Paulo) e tem como objetivo sensibilizar o Governador do Estado de São Paulo para realização de concursos públicos para as diversas carreiras policiais, ante a defasagem de servidores que se aposentaram e outros não foram designados, visando o atendimento do público que procura as repartições policiais e os trabalhos de Polícia Judiciária, principalmente no tocante a investigações, policiamento ostensivo especializado e ainda melhoria dos salários dos policiais civis.
De acordo com delegado da Seccional, Osny Marchi, novas paralisação não estão descartadas. " A princípio não temos nada marcado ainda. Mas a Adpesp fará outras reuniões e daí será decidido novas paralisações ou não".
Esta é a primeira vez que a Polícia Civil de Votuporanga adere a 100% a operação Blecaute. Em agosto, foram realizadas uma série de paralisações, mas apenas algumas unidade que aderiram ao movimento, diferente de ontem, todas as ocorrências foram registradas no decorrer do dia.
Na semana passada, a categoria se manteve em alerta, pois havia comprometimento do governo em anunciar uma proposta de recomposição salarial aos policiais civis, o que não aconteceu.
A categoria cogita decretar greve caso o governo não se pronuncie ou se a proposta anunciada for insatisfatória. Desde 20 de agosto, delegados de polícia de São Paulo permanecem em estado de greve, iniciativa que deverá se prolongar até que as demais entidades representativas da Polícia Civil deliberem, em assembleias próprias, pelo movimento.