O acidente aconteceu quando a carreta cruzava os trilhos, no início da tarde de hoje, próximo ao Distrito de Simonsen
Alex Pelicer
alex@acidadedevotuporanga.com.br
Uma pessoa morreu, após a colisão de um trem com uma carreta canavieira, na tarde de hoje, próximo ao distrito de Simonsen, em Votuporanga. O acidente aconteceu no cruzamento da linha férrea com a estrada de Córrego de Prata.
De acordo com informações da Polícia Militar, pouco depois das 13h, uma composição, da América Latina Logística (ALL), com 70 vagões, seguia para Mato Grosso quando colidiu com um rodotrem que tentava cruzar a linha férrea.
Com o impacto, o ajudante geral Robson Cirilo Ferreira não resistiu aos ferimentos e morreu. Já o motorista sofreu ferimentos leves e foi socorrido por uma viatura do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para a Santa Casa da cidade, em estado de choque.
A Polícia Científica esteve no local para levantar detalhes da colisão. Após os trabalhos de perícia, o corpo do ajudante foi encaminhado para o IML (Instituto Médico Legal) de Votuporanga.
Acidente
Em depoimento, o motorista J.F.C., 50 anos, informou aos policiais que viu a composição se aproximando, mas acreditou que daria tempo de atravessar a linha férrea. Mas o trem estaria mais rápido do que ele acreditava.
Como última manobra, o condutor do caminhão engatou ré tentando sair dos trilhos, mas não houve tempo. Ao perceber que a colisão era inevitável, ele teria saltado do caminhão. Por motivos ainda não esclarecidos, o ajudante não fez o mesmo e estava a bordo quando houve o choque.
Paramédicos da Unidade de Suporte Avançado (USA) do Samu estiveram no local e constaram que Robson teve morte instantânea. A vítima apresentava trauma torácico e craniano.
O condutor do caminhão foi socorrido até a Santa Casa local em estado de choque.
Maquinista saiu ileso
Segundo informou o maquinista para a Polícia Militar, ao se aproximar do cruzamento, teria visto o caminhão tentando atravessar os trilhos. Neste momento, ele teria acionado o alerta sonoro, ao notar que caminhão não sairia dos trilhos há tempo, então acionou os freios de emergência, mas o choque foi inevitável.
Segundo acidente no trecho
No dia 19 de julho, uma composição da (ALL) carregada de celulose, descarrilou assustando os moradores do bairro Estação, em Cosmorama. Apesar do susto, não houve vítimas, apenas danos materiais. Um carro estacionado no escritório às margens dos trilhos foi atingindo.
Alguns dormentes dos trilhos ficaram danificados. Funcionários da ALL acompanharam a remoção da carga de celulose que ficou espalha em um raio de 200 metros.