O balanço divulgado nesta tarde pelo governo estadual aponta ainda que o número de latrocínios também apresentou queda: no ano passado, foram 12 mortos em tentativas de roubo em julho. No mês passado, foram 11 mortes, uma queda de 8,3%.
O secretário da Segurança Pública, Fernando Grella, foi cauteloso ao falar sobre os dados de homicídios, apesar de comemorar a queda. "Os indicadores apontam para uma tendência de queda, mas não nos deixam satisfeitos. Ainda há muito a ser feito, nós precisamos continuar o trabalho de aprimoramento sempre insistindo no trabalho integrado das polícias e na atividade de inteligência das investigações", disse durante entrevista coletiva.
Os latrocínios (roubos seguidos de morte) apresentam oscilação: caíram se comparados os meses de julho deste ano com o do ano passado. Mas, o total de mortos nesta modalidade de crime tem alta significativa no acumulado de 2013.
Grella disse que o índice de solução dos casos de latrocínio está em 40%. "Não estamos satisfeitos com o índice, mas estamos em um patamar razoável”, comentou.
Os casos de latrocínio apresentam oscilação ao longo do ano na capital. Durante três meses (janeiro, fevereiro e maio), foram 15 mortes. Os números atingiram o menor número em março e junho, quando 10 mortes em casos de tentativa de roubo foram registrados.