Terceiro assaltante continua foragido; um idoso acabou sendo atropelado durante a fuga dos ladrões
Alex Pelicer
alex@acidadevotuporanga.com.br
Dois homens foram presos após serem perseguidos pelas ruas de Votuporanga na noite de ontem. Antes das prisões, um idoso acabou sendo atropelado pelo carro roubado, que avançou o sinal vermelho. Um terceiro assaltante está foragido. A polícia acredita que os bandidos façam parte de uma quadrilha.
Segundo informações da Polícia Militar, pouco depois das 19h, uma mulher foi rendida por um homem armado, no cruzamento das ruas Tocantins e Rui Barbosa. O assaltante obrigou a vítima descer da caminhonete, uma Toyota Hilux, e assumiu a direção.
A mulher acionou a PM e passou as características da caminhonete e do ladrão. Uma viatura da Força Tática avistou o veículo na rua São Paulo. Ao perceberem a presença dos policiais, o bandido passou a fugir em alta velocidade, sendo perseguido.
Próximo à Santa Casa, o aposentado E.D.P., 64 anos, acabou sendo atropelado. A perseguição continuou e, perto do cemitério, a caminhonete acabou colidindo com outro veículo. Quando tentava fugir no sentido da Péricles Belini, o condutor da caminhonete roubada perdeu o controle e rodou na avenida República do Líbano, próximo ao Cremil.
Descontrolada, a caminhonete saiu da pista e parou em um terreno. O assaltante passou a fugir a pé. Neste momento, policiais perderam o suspeito de vista, uma vez que a poeira e o mato alto ofuscaram a visão dos militares. PMs ouviram um barulho semelhante a tiro, mas não souberam precisar.
Na fuga pelo terreno, o bandido se despiu das roupas que usava, fugiu em direção a uma mata. A PM então, com apoio de várias viaturas, fez o cerco no local, mas o ladrão acabou não sendo localizado.
Celular
Quando policiais faziam busca pela caminhonete, um celular começou a tocar, um PM atendeu e se passou pelo ladrão e disse que o roubo tinha dado errado e que ele precisava ser resgatado, informando que estava escondido em uma mata próximo ao cemitério.
Policiais militares, com apoio da Polícia Civil, montaram um cerco próximo ao local indicado, onde seria o suposto resgate. Neste momento, um veículo Polo, com placa da Campinas, estacionou com dois elementos. Foi feito o cerco e os dois homens tentaram fugir pela mata que margeia o córrego, mas acabaram sendo detidos.
Os dois homens detidos foram encaminhados ao plantão policial, onde a ocorrência estava sendo apresentada. Um dos assaltantes foi identificado apenas como Rafael, idade aproximada de 30 anos, já é conhecido no meio policial e tem passagem por tráfico.
O segundo homem detido é E.D.S., 32 anos, morador de Campinas, já tem passagem por porte ilegal de arma e roubo. A Polícia Militar acredita se tratar de uma quadrilha especializada em roubo de veículos. Eles foram recolhidos na cadeia pública local e estão à disposição da justiça.
No plantão policial, a vítima disse que havia sido perseguida por um Polo Preto e, quando estacionou, viu o assaltante desembarcando deste veículo para fazer a abordagem.
Atropelamento
Durante a perseguição, o aposentado E.D.P., 64 anos, acabou sendo atropelado no cruzamento das ruas Itacolomi e Minas Gerais, quando o veículo roubado avançou o sinal vermelho.
A vítima foi socorrida por uma viatura do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e levada até a Santa Casa. De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, ele foi medicado e permanece estável. Ele não sofreu fraturas e não corre risco de morte.
Carro atingido
Um dos motoristas atingidos durante a fuga, o líder agrícola J.E., 29 anos, relatou o susto que tomou ao ser atingindo. “Estava trafegando na avenida da Saudade, no sentido centro-bairro, quando vi pelo retrovisor a caminhonete vindo em alta velocidade e cortando pela direita. Neste momento, ele colidiu na sarjeta e bateu contra meu carro. Na hora eu tinha certeza que ele estava fugindo da polícia. Assim que encostei, as viaturas passaram por mim e vi o desfecho da perseguição”.