Alex Pelicer
O prefeito Nasser Marão Filho aprovou a iniciativa e em seu discurso pediu aumento no efetivo policial. "Temos debatido muito sobre a segurança pública em Votuporanga. Em 1989 a cidade tinha aproximadamente 65 mil habitantes, hoje com quase 90 mil. E o efetivo pouco aumentou".
Para o prefeito, a região ainda é considerada pacífica, mas os índices de violências já são preocupantes. "A criminalidade na região é preocupante, mas não alarmante. Já estamos cobrando das autoridades e dos governantes um aumento do efeito policial. Pois já deixou de ser um pedido e tornou-se uma necessidade".
Durante seu discurso foi entregue ao Coronel Azor um documento expondo os principais problemas da cidade e cobrando algumas ações. "Estaremos no dia 31 indo para São Paulo nos reunir com o Comando Geral da Polícia Militar e apontar nossas necessidades e pedirmos um aumento no número do efetivo", concluiu o prefeito.
Atividade Delegada
Ainda em seu discurso, Marão também comentou sobre a Atividade Delegada. Projeto de lei que pode ser votado nesta segunda-feira. "O projeto já está na Câmara e pretendemos implantar em Votuporanga o mais rápido possível".
"Nossa sugestão é a seguinte. A cada 180 horas empregada para a Atividade Delegada, um policial a mais poderia ser empregado nas ruas. Em um mês, atingiríamos pouco mais de 2000 horas. Com isso aumentariam então onze homens. O Estado então disponibilizaria nas ruas diretamente 22 policiais", sugeriu o prefeito.
Atividade Delegada é um convênio entre as prefeituras e a Secretaria de Segurança Pública, por meio do qual os policiais militares podem auxiliar o município no patrulhamento, em suas horas de folga.
Ou seja, o policial trabalha com a farda, colete, arma, algemas e com as viaturas da polícia, porém, quem paga pelo serviço é a Prefeitura.
Além de aumentar o efetivo fardado nas ruas, a parceria contribui para a redução de indicadores criminais e aumento da sensação de segurança na população.
Em resposta ao prefeito, Coronel Azor fez uma contraproposta "Então a cada dois policiais empregado na atividade, acrescentamos um oficial".
Sistema de câmeras
O prefeito relatou que uma central de câmeras já foi adquirida. "Assim que a Concha Acústica for inaugurada ela será monitorada por sistema de câmeras. Também já compramos uma central e aos poucos iremos implantar novos aparelhos pela cidade".