Os golpes eram feitos através de um site de vendas, os produtos não eram entregues ao compradores
Promotor João Alberto Pereira falou sobre o caso ontem
Da Redação
Um homem foi preso por estelionato na tarde da última segunda-feira no bairro Vila América em Votuporanga. Ele ainda responde por mais nove processos na cidade e região, e já era investigado desde 2011.
Segundo apurado durante as investigações, o suposto autor das fraudes H.T.P.B, 23 anos, fazia anúncios em um site de vendas de produtos eletrônicos. As vítimas, quando se interessavam, faziam o depósito na conta do fraudário e nunca recebiam a mercadoria.
Em 2011, a vítima U.C.V, realizou a compra de um tablet no valor de R$260. O produto nunca foi entregue e o valor não foi restituído. Após denúncias, ele passou a ser investigado.
O promotor de Justiça da 2ª Vara de Votuporanga, João Alberto Pereira, fez a denúncia e o pedido foi acatado pelo juiz de Direito, Reinaldo Moura de Souza, que decretou a prisão preventiva do indiciado.
A pena para este tipo de crime é de um a cinco anos de reclusão, mas possível a substituição por condenação alternativa.
No site do Procon é possível encontrar algumas dicas de segurança para compras em sites de vendas. Confira algumas delas:
- Escolha uma senha segura
- Veja as qualificações de outros usuários
- Esgote as dúvidas no campo de "perguntas e respostas"
- Confira a possibilidade de pagar somente na entrega
- Conheça o local da conta bancária do vendedor
- Verifique as políticas do vendedor quanto a entrega, formas de pagamento, garantia