Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
A Polícia Militar de Votuporanga está em alerta máximo contra assaltantes. Apenas nas últimas 24h, duas farmácias e um restaurante foram assltados. Apesar de várias ações bem-sucedidas, que resultaram na prisão de ao menos cinco assaltantes nos últimos dias, os criminosos não dão trégua e escolheram os alvos prediletos: as farmácias e as drogarias. No caso mais grave, no inídio da noite de ontem, disparo de arma de fogo foi efetuado durante a fuga dos bandidos na avenida Emílio Arroyo Hernandes.
O crime mais recente, pelo menos até o fechamento desta edição, aconteceu por volta das 18h30 de ontem, no bairro Pozzobon. Dois indivíduos em uma moto assaltaram uma farmácia de propriedade do vereador Serginho. Na fuga, um dos criminosos chegou a atirar.
Horas antes, às 13h, um crime semelhante. Dois indivíduos chegaram até um restaurante, em uma motocicleta, e anunciaram o assalto. Enquanto o que estava na condução da moto rendeu três homens, moradores de Araçatuba, que estavam na calçada, o comparsa entrou no estabelecimento, rendeu o proprietário e subtraiu o dinheiro do caixa. Antes de fugir, os larápios ainda subtraíram as carteiras dos indivíduos que estavam na calçada. Aproximadamente R$300 foram roubados, além de documentos pessoais e pequenas quantias que estavam nas carteiras.
O outro caso aconteceu por volta das 20h40 de segunda-feira (17), na rua Amazonas, entre a rua Mato Grosso e Tietê. Um homem entrou em uma farmácia e, simulando estar armado, subtraiu o dinheiro do caixa. Em seguida ele fugiu a pé, mas não foi localizado.
Outras quatro farmácias foram assaltadas em um período de dez dias. Também foram alvo de criminosos uma joalheria e até uma pedestre, que aguardava ônibus na rua Amazonas.
Prisões
Na última semana, ao menos cinco assaltantes foram presos ou identificados em ações que envolveram a PM e a Polícia Civil, mas isso parece não estar intimidando a bandidagem. Na última segunda-feira, por exemplo, dois homens de São José do Rio Preto foram presos após roubarem uma pedestre em Cosmorama. Na fuga, eles atiraram contra os policiais.
Na quinta (13 e sexta (14), dois suspeitos foram presos e um suposto envolvido foi identificado. Durante a procura de um dos assaltantes conhecido por "Pokemon", suspeito de ser co-autor de vários crimes que assustaram comerciantes, policiais descobriram uma casa que funcionava como ponto de embalagem de drogas no bairro Pró-povo. Duas pessoas foram detidas por suspeita de tráfico e associação ao tráfico.
Informações obtidas pela reportagem fazem ligação entre o aumento do furto de motocicletas, registrado no início de junho, com os recentes roubos. Tudo indica que os criminosos, com objetivo de não serem identificados, subtraíram os veículos exclusivamente para cometer atos ilícitos. Outra teoria também é que, frente a vários casos de flagrantes e apreensão de drogas, com traficantes presos, os criminosos precisaram partir para os assaltos para abastecer os negócios do crime.
Em entrevista recente, o comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar, capitão Edson Fávero, fez um alerta aos comerciantes. Ele afirmou que é importantes que não deixem grandes quantias guardadas nos estabelecimentos, principalmente as farmácias, que em sua grande maioria, possuem convênios com bancos para recebimentos de contas. Enquanto isso, Polícia Militar e Polícia Civil estão nas ruas à procura dos bandidos.
CRED: Jociano Garofolo/A Cidade