Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
A ação das equipes de Força Tática e Rocam (Rondas ostensivas com apoio de motocicletas) desarticulou uma central do crime que funcionava no bairro Pró-povo, em Votuporanga. Durante a procura de um dos assaltantes conhecido por "Pokemon", suspeito de ser co-autor de vários crimes que assustaram comerciantes, policiais descobriram uma casa que funcionava como ponto de embalagem de drogas. Duas pessoas foram detidas.
O flagrante aconteceu por volta das 18h30 da última sexta-feira (14), na travessa Bem Te VI. Segundo o boletim de ocorrência, registrado no Plantão Policial, os policiais militares Guilherme e José, da Força Tática, informaram que vinham recebendo denúncias de tráfico de drogas na casa de uma pessoa conhecida por "Baiana", bem como dando conta de que um dos autores do roubo ocorrido na quinta-feira, em uma drogaria na avenida Emílio Arroyo Hernandes, o "Pokemon", estaria escondido na residência.
Os policiais se deslocaram ao local e perceberam que a porta estava semi-aberta e movimento de pessoas em seu interior. Quando se aproximaram, avistaram L.S.P., de 18 anos, e O.S.B., o Pokemon, estavam embalando drogas sobre uma mesa na cozinha. Ao perceberem a presença da polícia, os dois indivíduos empreenderam fuga pelos fundos, onde existe uma mata ciliar e cercas de arame. Os policiais viram Pokemon deixar cair um revólver, e a cédula de identidade dele, e conseguiu fugir. A mesma sorte não teve L.S.P., que diante a grande quantidade de drogas apreendida e as circuntâncias da situação, foi preso em flagrante por tráfico por tráfico de drogas e encaminhado ao plantão policial.
No interior da casa foram localizados objetos utilizados na confecção de porções de drogas, 102 porções de maconha em pedaços, outros invólucros menores da mesma droga, porções de cocaína, 122 "eppendorfs" vazios, uma balança de precisão, e uma faca grande, de cozinha, que era utilizada para dividir a droga. Os policiais informaram também que uma moça, filha da "Baiana", compareceu na casa logo em seguida e alegou desconhecer a droga, mas admitiu estar morando com Pokemon. O delegado de polícia Rogério Montoro determinou a prisão em flagrante contra L.S.P., que foi encaminhado à cadeia da cidade.
Assaltante preso
O fato que desencadeou a operação policial no bairro Pró-povo aconteceu horas antes, após a Rocam deter o cúmplice de Pokemon no roubo da farmácia. Após levantar pistas do principal suspeito, as equipes da Força Tática, Rocam (Ronda Ostensiva com o Apoio de Motocicletas) e Comando de Força (tenente Takebi) nas ruas conseguiram chegar a um dos principais suspeitos de ter participado do assalto.
Durante patrulhamento pelas ruas do bairro Paineiras, a equipe da Rocam avistou uma moça pilotando uma motocicleta Twister de cor azul, e os policiais resolveram abordá-la, já que as características da moto eram as mesmas da que foi usada no assalto. Ao ser questionada, a moça disse que tinha emprestado sua moto ao irmão, morador no bairro Monte Alto e já conhecido nos meios policiais. Em razão disso, a Polícia foi até a residência do suspeito e o encontrou, além de um capacete e roupas usadas no assalto. O rapaz identificado como José J.C, foi conduzido a Delegacia de Investigações Gerais e, de pronto, foi reconhecido pelas vítimas do assalto.
Diante disso, o delegado João Donizete Rossini, pediu a prisão temporária do acusado e a solicitação foi aceita, baseada na ocorrência e do reconhecimento pelas testemunhas. A Justiça concedeu o pedido de prisão e o rapaz foi recolhido na Cadeia Pública de Votuporanga. A prisão de J.C., levou à busca na casa do Pró-povo.
Roubo a açougue
Na noite da última quinta-feira, a DIG (Delegacia de Investigações Gerais) efetuou a prisão de B.A.O., de 25 anos, apontado nas investigações como autor de vários assaltos na cidade, entre eles, o roubo a um açougue na Vila América, quando um criminoso apontou a arma para uma criança de dois anos de idade. O indivíduo permanece preso na Cadeia de Votuporanga.
LEG: Policial militar exibe revólver que foi utulizado em assalto em estabelecimento comercial
LEG: Prisões ocorreram após Rocam identificar moto suspeita
LEG: Na quinta, suspeito de assaltar açougue foi preso pela DIG
LEG:
CRED: Fotos: Jociano Garofolo/A Cidade