Da Redação
Desde as 14h de ontem (27), a Polícia Militar deflagrou a Operação Satélite para combater a criminalidade em todo o Estado de São Paulo. Cerca de 22.910 policiais militares estão empregados na megaoperação para reforçar o policiamento nas ruas paulistas, com o objetivo de prevenir e combater a criminalidade, principalmente o roubo e furto de veículos, roubo a banco e caixa eletrônico, tráfico e consumo de entorpecentes, além de ações educativas de trânsito, bloqueios policiais e Operação "Direção Segura", com utilização de 333 bafômetros.
Do efetivo, 5.583 estão na Capital; 2.546 na Região Metropolitana; 9.953 no Interior; 537 do Policiamento de Choque; 1.116 do Policiamento Rodoviário; 92 de Rádio Patrulha Aérea; 748 do Policiamento Ambiental; e 127 do Policiamento de Trânsito.
Do número total de policiais na operação, estão inclusos 5.346 policiais do serviço administrativo das Unidades operacionais, 950 das Diretorias; 300 da Casa Militar e Assessorias Militares da Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público, Poder Judiciário, Secretaria da Segurança Pública e 958 das Escolas de Formação.
A operação contará com 3.787 viaturas quatro rodas; 796 motos; 14 aeronaves; 33 cães; 155 cavalos. Todas as Unidades Territoriais e Especializadas participam da Operação: Trânsito, Rodoviária, Ambiental, Bombeiros, Grupamento Aéreo, Policiamento Territorial, contando com o apoio do efetivo administrativo das Unidades e assessorias, que normalmente atuam na atividade meio da Instituição, ou seja, Recursos Humanos, Logística, Telecomunicações, Tecnologia da Informação, etc.
Em Votuporanga, policiais fizeram bloqueios nas entradas e saídas do município, e tmabém em vias de acessos para os principais dados da cidade. Números da operação não foram divulgados.