A Polícia Militar formou, somente nos dez primeiros meses deste ano, 4.459 novos soldados
Da Redação
Assim, somente em 2011, a PM reforçará seus quadros com mais de 6 mil policiais que fazem o pronto atendimento à população. Nesta segunda-feira (31), foram formados 2.127 soldados de 2ª classe que reforçarão o policiamento na capital, na Grande São Paulo, em cidades do litoral e do interior.
Após um ano de estudos, os policiais concluíram o Curso Superior de Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública, ministrado na Escola Superior de Soldados (ESSd). O governador Geraldo Alckmin e o secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, participaram da solenidade de formatura, realizada na manhã de hoje no Vale do Anhangabaú, centro da Capital.
O comando da Polícia Militar ainda não definiu a distribuição dos 2.127 novos soldados. Porém, a turma tem dois grupos com formação especializada: 250 atuarão no Corpo de Bombeiros e 340 no policiamento rodoviário. O salário bruto dos novos policiais é de R$ 2.365,78 em cidades com mais de 500 mil habitantes e R$ 2.180,78 em cidades com menos de 500 mil habitantes. No evento, o governador anunciou outras medidas para a Segurança Pública. “Todos (os 2.127 novos soldados) começam a trabalhar nas ruas com coletes e pistolas .40. Teremos mais duas mil viaturas para a Polícia Militar e 200 bases comunitárias em 60 dias, além de 1.000 agentes especiais de escolta, que vão liberar outros mil PMs”.
Com duração de um ano, o Curso Superior de Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública para soldados foi dividido em dois módulos: o básico e o especializado. Durante 2.214 horas, os soldados tiveram aulas de Direitos Humanos, Penal, Militar e Civil, Ações de Polícia Ostensiva, Doutrina de Polícia Comunitária e Tiro Defensivo de Preservação da Vida "Método Giraldi", entre outras disciplinas.
Todos os soldados receberam complementação do ensino teórico em estágio probatório, com duração de 60 horas, sob supervisão de professores do curso. Inicialmente, as atividades foram focadas na modalidade de policiamento ostensivo a pé, em áreas residenciais comerciais, até chegar ao policiamento em grandes eventos, como competições esportivas. Desta forma, o estágio permitiu aos soldados colocarem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.
Os formandos inscreveram-se no concurso da Polícia Militar em 2009, quando 88.262 inscritos concorreram a 2 mil vagas – uma relação de 44,1 candidatos por vaga. Após passarem por todas as etapas do concurso, que consistem em provas escritas, exames físicos e psicológicos e processo de investigação social, os classificados tornaram-se aptos a participar do curso, na Escola Superior de Soldados “Coronel Eduardo Assumpção”, no bairro de Pirituba, na zona oeste da capital.