Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
Setembro foi o mês mais violento no trânsito de Votuporanga em 2011, segundo os números divulgados ontem, pela Secretaria de Segurança Pública do Estado, com base nas estatísticas mensais calculadas através das ocorrências policiais registradas. Ao todo, no nono mês do ano, ocorreram 132 lesões corporais em decorrência de acidentes com veículos automotores e dois homicídios culposos (quando não há a intenção de matar), em ruas, avenidas e rodovias que cruzam a cidade.
O índice de setembro ultrapassa em cerca de 20% os meses anteriores. Para se ter uma ideia, meses como janeiro, abril e maio, tiveram respectivamente, 85, 94 e 95 pessoas feridas e juntos, duas mortes. Até então, os meses mais violentos eram maio, com 113 vítimas feridas e agosto, com 111 lesões corporais e duas mortes.
Os dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública também apontam quais são as áreas do município com maior incidência de vítimas no trânsito. Como os números são divulgados de acordo com os casos registrados em cada distrito policial, e que cada um deles atende áreas específicas do município, é possível afirmar, baseados nestes números que a região central da cidade é a mais problemática.
Mais da metade das ocorrências de acidentes de trânsito com vítimas em setembro, foram registradas na área de abrangência do Primeiro Distrito Policial. A delegacia é que atende as ocorrências nas ruas mais movimentadas da região central de Votuporanga, as chamadas "vias binárias", e teve no nono mês 69 casos de lesões corporais.
Quase mil
De janeiro a setembro de 2011, foram somados 954 vítimas de acidentes de trânsito em Votuporanga. Com relação às mortes, foram nove registradas em toda a área da cidade. Ainda com base nos números da Secretaria de Segurança Pública, o município de Fernandópolis, por exemplo, apesar de ter população menor, teve 364 casos de lesões corporais no mesmo período, média de 40 por mês.
Mudanças no trânsito
Visando coibir o excesso de velocidade no perímetro urbano, uma das principais causas de acidentes com vítimas, o Departamento de Trânsito da Prefeitura de Votuporanga colocou em funcionamento desde o dia 17 deste mês três radares fixos e três lombadas eletrônicas. Um radar móvel também começará a aplicar multas em breve. “Adiamos ao máximo a implantação da fiscalização eletrônica. Apelamos muito para que os motoristas adotassem atitudes mais prudentes, porém, nada adiantou. Atualmente temos uma média alta de acidentes por mês nas ruas da cidade. É um índice muito alto e diante disso precisamos tomar essa atitude, garantindo assim a segurança das pessoas”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura, Jorge Seba, no início do funcionamento dos radares.
Acidentes na cidade
Segundo os números municipais, de janeiro até setembro deste ano o Departamento de Trânsito da Prefeitura de Votuporanga contabilizou 1.324 acidentes de trânsito dentro da cidade, sendo 846 com vítimas e 478 sem, o equivalente a uma média de 147 acidentes por mês. Durante todo o ano de 2010 o número de acidentes registrados foi de 1.920, sendo 1.228 com vítimas e 672 sem vítimas. A instalação dos equipamentos de fiscalização eletrônica tem como meta reduzir em 30% esse índice, considerado muito alto, e contribuir efetivamente para aumentar a segurança no trânsito de Votuporanga.