Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
Mais um crime de furto, envolvendo contas bancárias foi registrado pelo setor policial de Votuporanga. Na última segunda-feira, um homem de 38 anos procurou o Primeiro Distrito Policial para dar queixa de furto, ocorrido no final de setembro, em que teve cerca de R$2 mil sacados sem o conhecimento dele de uma conta, através de um cartão de crédito. A agência bancária restituiu o valor subtraído e o caso segue sob investigação.
O técnico J.M.A.N. afirmou à polícia que recebeu a fatura do cartão de crédito, e que constatou que no dia 27 de setembro, alguém não identificado teria feito um saque indevido no valor de R$ 1.998, da conta bancária dele. Diante do fato, a vítima procurou o banco, que segundo o que foi relatado, se comprometeu em devolver a quantia e também, procurou registrar um boletim de ocorrência, para outras providências.
Casos assim têm sido comuns na região. Em fevereiro, em outro caso, uma mulher procurou a polícia para denunciar um caso semelhante. Segundo ela, um indivíduo desconhecido efetuou um empréstimo e sacou aproximadamente R$ 3,6 mil sem nenhuma autorização.Ela procurou o Plantão Policial e comunicou que, sem que tivesse conhecimento, foi efetuado um empréstimo no nome dela, em uma agência localizada na rua Amazonas, no centro de Votuporanga. Após o empréstimo, foi sacado a quantia de R$ 3616,38, restando à vítima o prejuízo. A vítima contou também que descobriu o fato por acaso, quando conferia o extrato bancário da conta via internet. A vítima se dirigiu então à agência bancária, onde foi atendida e orientada a comunicar o fato à polícia.
Comércio
Não são apenas os correntistas que estão em alerta com fraudes e furtos bancários. O comercio de toda a região também vem enfrentando novos problemas com golpistas. No passado, o cheque era a forma de pagamento que mais dava dor de cabeça, já que os estelionatários emitiam folhas sem fundos ou sustavam os pagamentos. Hoje o cartão de crédito também é arma para os criminosos.
Mesmo tomando todo cuidado os comerciantes ainda são vítimas dos estelionatários, o novo golpe é na maquininha com o dinheiro eletrônico. O perigo está na distração dos atendentes que nem sempre conferem se quem está pagando a conta e mesmo o dono do cartão. O golpe é aplicado quando a fatura chega, o pagamento é cancelado na operadora alegando não ter realizado a compra.
Para tentar combater esses casos, a partir da próxima sexta feira os bancos terão que incluir nas folhas de cheques enviadas ao cliente, a data da impressão, essa informação ajuda na avaliação dos riscos na hora de se receber um cheque. Segundo a polícia a maioria das fraudes com talões roubados estão associadas a cheques impressos a mais de um ano.
BOX
Golpes mais comuns envolvendo contas bancárias
Golpe do cartão clonado: o estelionatário adquire um cartão em branco e a tarja magnética, e de posse dos dados da vítima ( número da conta-corrente, ou do cartão de crédito, agência e senha) fabrica um outro cartão, utilizando-o posteriormente para efetuar compras. O titular do cartão somente toma conhecimento desses fatos quando recebe a fatura mensal com vários lançamentos de compras por ele não realizadas. Os dados do cartão bancário e de crédito do cliente também podem ser clonados no ato do pagamento de compras junto a estabelecimentos comerciais, por intermédio de maquinário especialmente destinado a esse fim, utilizado por estelionatário, que dissimula a sua condição de funcionário do estabelecimento;
COMO EVITAR
1 - Ao realizar uma compra com cartão de crédito procure não perder de vista o seu cartão, acompanhe o funcionário até a máquina de sua administradora onde será feita a operação e, após, rasgue e não apenas amasse e jogue no lixo o papel carbono existente no boleto impresso pela máquina.
2 - Ao fazer qualquer operação no caixa eletrônico, observe se há alguma pessoa em sua proximidade e peça para que se afaste. Não aceite ajuda de desconhecidos, somente de funcionários devidamente identificados com crachá. 0
3- Caso seu cartão magnético fique retido no caixa eletrônico, não digite sua senha para tentar retirá-lo, tecle ANULA para cancelar a operação e chame imediatamente um funcionário do Banco.
Fraude bancária com transferência eletrônica: O estelionatário liga para um correntista de um determinado banco, passando-se por gerente ou funcionário da tesouraria, informando-o de que existe um saldo a ser creditado na conta da vítima, referente a erros contábeis quando do desconto do CPMF. O golpista solicita que a vítima digite pelo computador ou no próprio telefone o número de sua conta corrente e da senha, que é gravada pelo estelionatário. De posse de tais dados, efetua transferências via internet de todo o saldo existente na conta da vítima para uma outra conta-corrente aberta com documentos falsos ou pertencentes a “laranjas” para o recebimento dos depósitos.
COMO EVITAR
Jamais forneça senha, CPF, número de conta corrente ou qualquer dado pessoal pelo telefone.
Ao receber um telefonema de pessoa se dizendo funcionário da agência bancária na qual você possua conta corrente ou de qualquer outra, solicitando dados pessoais ou bancários, não os forneça. Desligue o telefone e imediatamente entre em contato com sua agência, por meio de telefones existentes no talonário de cheques.